Treinamentos para empresas: saiba quais são os mais inovadores do mercado

postado por: Daniel Burd on 1/nov/2018 5:00:00

In treinamentos corporativos

Não é mais novidade que os recursos humanos são o principal ativo de uma organização, a diferença entre sucesso e fracasso. Justamente por esse motivo, as companhias que desejam alcançar um nível de desempenho superior investem em treinamento para empresas. Por meio deles, espera-se que os colaboradores aperfeiçoem suas habilidades, adquiram novas competências e preparem-se para a alta performance.

No entanto, além dos métodos tradicionais de treinamento, modelos inovadores e inusitados ultrapassam o conceito de transmissão de informações. Eles são uma alternativa para engajar colaboradores, promover qualidade de vida, desenvolver competências e aumentar a produtividade. Quer conhecer alguns deles? Continue a leitura!

1. Co-criação

Hoje, as pessoas querem participar de um projeto e dividir responsabilidades desde seu planejamento até a implantação. Se esse comprometimento é valorizado por trazer resultados para a empresa, por que não trazê-lo também para os treinamentos?

Esse é o objetivo da co-criação. Nesse conceito, as pesquisas realizadas entre os funcionários apontam quais são os programas e temas que eles esperam que sejam abordados nos próximos treinamentos.

Quando a elaboração do projeto leva em conta as necessidades de aprendizagem já identificadas pelas pessoas, o resultado é uma adesão significativa, tanto em termos de participação quanto de assimilação dos conceitos.

Além disso, outro ponto é fundamental: o que torna um treinamento inovador não é apenas um formato diferente, é a capacidade de criar maneiras atrativas e efetivas para proporcionar aprendizado.

2. Meditação corporativa

Apesar de difundida por outros motivos, a meditação pode trazer inúmeros benefícios ao ambiente corporativo. Entre as vantagens que não são frequentemente mencionadas, mas extremamente úteis aos colaboradores, estão algumas que promovem a melhoria de resultados: a produtividade.

Reconhecidamente, a meditação induz à disciplina mental — ela é considerada uma espécie de ginástica para a mente, que aprimora a capacidade de foco do colaborador. Desta forma, ele está apto a analisar as situações com mais clareza, encontrar as melhores soluções e ter a ponderação e determinação necessárias para aplicá-las.

Alguns exemplos bem-sucedidos mostram a efetividade desta abordagem. Na Mead Johnson Nutrition, por exemplo, o CEO da companhia notou que a capacidade para lidar com situações estressantes foi ampliada.

Já na Aetna, o programa envolveu 13 mil profissionais que, além de relatarem melhora significativa na qualidade de vida, se tornaram mais produtivos e eficazes. O resultado foi uma economia equivalente a 9 milhões de dólares em despesas com tratamentos médicos e um aumento de produtividade equivalente a 62 minutos por funcionário, o equivalente a US$ 3.000 por ano.

A meditação corporativa também faz grande diferença no bem-estar dos funcionários. Ela ajuda na melhoria da tomada de decisões, pois reduz a ansiedade em relação a pensamentos futuros ou passados, traz mais foco para a realidade da situação que está em jogo e evita perda de tempo e a refação de atividades diante de erros. Com tudo isso em ordem, mais um benefício se manifesta: a redução do estresse no ambiente de trabalho.

No universo corporativo, é comum lidar com pressão e senso de urgência durante boa parte do dia. As técnicas de meditação ensinam os colaboradores a ter mais controle em relação a suas emoções e a pausar respostas instintivas, que por vezes surgem em nossa mente e acabam por desencadear mais complicações quando são mencionadas.

Para aplicar este tipo de treinamento mental, os funcionários precisam estar em um ambiente tranquilo e silencioso, de preferência com pouca luz. As técnicas ensinadas devem visar a concentração na respiração e na repetição de um mantra, para induzir a absorção da sensação de relaxamento. Pelo menos uma vez por dia, ela pode ser inserida na rotina. Depois da sessão, os empregados saem mais atentos e dispostos a usar a criatividade para trabalhar e solucionar questões importantes.

3. Vivência de experiências fora do ambiente de trabalho

Também é possível transformar o treinamento em um momento divertido quando ele relaciona experiências completamente diferentes do trabalho com atividades do cotidiano empresarial. Quer um exemplo?

Já pensou em desenvolver conceitos sobre foco em resultados, planejamento, inovação e trabalho em equipe na cozinha? Foi isso que a Vivo fez com 40 líderes. Nesta capacitação diferenciada, foram abordadas competências comuns às duas realidades, porém de uma forma criativa e arrojada.

4. Atender as necessidades dos funcionários

Nem sempre o que aumenta a produtividade é a capacitação para o exercício de atribuições da função. Ela pode estar relacionada à satisfação e solução de questões pessoais e à aquisição de qualidade de vida.

Por isso, diversas companhias apostam justamente nesse aspecto. Sem abordar a rotina da empresa, eles mostram aos funcionários como seus hábitos diários são fundamentais para ter um corpo mais saudável. A consequência é, também, uma mente mais alerta e disposta.

Entre os temas tratados, estão nutrição, importância da atividade física e inteligência emocional. Algumas companhias vão além e criam treinamentos com foco específico, como a preparação da gestante para o parto e o atendimento ao bebê.

5. Gamificação

A gamificação é outro tipo de treinamento para empresas que tem recebido grande destaque no momento. Ela é uma forma de trabalhar sistematicamente todo o engajamento do colaborador, que vai desde sua integração inicial até o treinamento básico, preparando-o para assumir suas funções e, ainda, ir muito além do que foi proposto.

Para tanto, esse processo acontece através de jogos corporativos. Seus princípios se baseiam no incentivo e no aprendizado, para que o funcionário descubra suas habilidades, exercite capacidades adormecidas e comece a entender melhor qual é a postura da empresa para se adaptar mais rapidamente a ela.

Como resultado, esse treinamento apresenta a satisfação pessoal do colaborador e a motivação para abraçar as metas e objetivos da empresa. Essa consciência é o que faz o empregado e a organização caminharem juntos rumo à evolução.

6. Treinamento online

Hoje, a tecnologia é uma grande aliada das organizações corporativas. Sendo assim, nada melhor do que utilizá-la ao máximo para promover treinamentos diferenciados com mais agilidade e praticidade. Essa é, também, uma forma de reduzir custos e fornecer ao funcionário mais possibilidades de acesso à informação.

Através de ferramentas corporativas, cursos, apresentações de produtos, reuniões e outros processos internos que colaboram para o aperfeiçoamento de colaboradores, o aprendizado é viabilizado de qualquer lugar e a qualquer momento. Ou seja, eles podem complementar as atividades diárias ou serem realizados em outros horários, de acordo com a disponibilidade do funcionário.

Invista em uma plataforma de qualidade, que dê a devida assistência para o processo e com ferramentas que atendam suas necessidades, permitam que sua equipe realize exercícios diferenciados, exemplifiquem situações cotidianas e induzam o aprendizado de acordo com a realidade em que eles estão inseridos. Você conseguirá captar a atenção dos funcionários e deixá-los mais à vontade para aquela prática.

Portanto, como você pode ver, as organizações possuem claramente dois caminhos quanto à capacitação: oferecer uma aula, palestra ou workshop que, por mais interessante que seja, tem grandes chances de ser esquecida pelos funcionários em pouco tempo; ou promover experiências que causam um grande impacto no estilo de vida do colaborador e na forma como ele conduz sua carreira.

Quer inovar no treinamento para empresas? Que tal começar a testar a meditação corporativa antes de inserir as demais opções? Descubra como ela pode ajudar na tomada de decisões e veja como esta pode ser uma ótima iniciativa para ajustar seus processos internos!  

Conheça pessoalmente o treinamento para uma vida sem stress:

Garanta sua vaga para o #MIND #MaisFoco #NoStress!

Receba, por email,  nossas dicas para mais qualidade de vida com a redução do stressVocê gostaria de conhecer os diferenciais deste treinamento?

Clientes