Como a meditação pode ajudar na tomada de decisões?

postado por: Daniel Burd on 7/jun/2018 5:30:00

In tomada de decisões

Você busca o sucesso no seu trabalho? Quer saber como aumentar o seu rendimento? A solução para essas questões pode estar na meditação. Imagine o poder de tomada de decisões bem-sucedidas apenas com o fechar dos olhos, mantendo sua mente focada e concentrando na respiração.

Neste artigo, veremos a importância da meditação na tomada de decisões com foco no ambiente de trabalho e a melhora na qualidade de vida que ela pode proporcionar. Acompanhe!

O que é meditação?

A meditação é uma abordagem terapêutica que leva o indivíduo a um estado mental no qual ele foca a sua atenção no momento presente de forma plena. Dessa maneira, busca aceitar os seus próprios sentimentos e pensamentos, sem rejeitá-los ou considerá-los como ruins.

É muito mais do que uma ideologia de vida, é uma prática que entra em sintonia com a mente, o corpo e as emoções e proporciona lidar com os conflitos de uma forma participativa, evitando que as pressões e preocupações predominem na mente.

Como ela deve ser praticada?

Se você não tem familiaridade com a prática da meditação, não tem problema. O melhor é que ela pode ser feita por todos, não requer que o indivíduo tenha uma habilidade especial.

A meditação é o ato de relaxar e silenciar a mente para encontrar a paz interna. Não significa que os pensamentos devem ser oprimidos, mas sim deixá-los vir à tona, sem julgamentos. O ideal é iniciar aos poucos e ir aumentando, dia após dia, de forma gradual.

Quais benefícios ela proporciona?

Diminui a irritabilidade e a ansiedade

Viver sempre irritado ou ansioso não é saudável. Meditar é induzir ao relaxamento. Assim, a prática regular colabora com a redução da irritabilidade, da ansiedade e do mau humor. Também tende a reduzir o estresse crônico, incluindo a pressão alta.

Além disso, gera uma sensação de felicidade ao mudar o modo de pensar e reagir aos acontecimentos ao redor. Esse é apenas um dos efeitos que a meditação gera no cérebro, já que atua em muitas outras áreas.

Acalma a mente

A meditação é um antídoto contra o estresse. Ela abaixa a pressão sanguínea e aumenta a produção de serotonina e, consequentemente, acalma a mente, trazendo sensação de tranquilidade. Assim, o relaxamento é o resultado sistemático de bons pensamentos e desejos. É possível chegar à excelência com exercícios e concentração.

Aumenta a massa cinzenta do cérebro

Esse exercício também atua contra o envelhecimento cognitivo, já que aumenta a massa cinzenta em determinadas regiões cerebrais. Cientistas chegaram à conclusão de que a meditação produz oscilações eletromagnéticas devido ao trabalho sincrônico dos neurônios. Essas oscilações estão ligadas à percepção de consciência, atenção e o estímulo na memória.

Diminui o pensamento no futuro ou no passado

A meditação tira o foco dos eventos passados dos resultados prováveis e foca no presente. Ela traz a mente para o momento atual, evitando a perda de tempo e os arrependimentos desnecessários, devido à eliminação de toxinas do corpo. Esse exercício espiritual reduz a quantidade de decisões tomadas com base nas informações do passado e que já não têm relação com a realidade.

Qual sua utilidade na tomada de decisões no ambiente de trabalho?

A dúvida e a insegurança paralisam a maioria das pessoas, pois a escolha significa renunciar a várias outras possibilidades. E na maioria das vezes, elas não estão preparadas para lidar com as consequências das suas decisões.

Se você estiver diante de um dilema e precisar tomar uma decisão importante no trabalho, respire fundo e medite. Quando cessarem as preocupações que envolvem a mente, a atenção será voltada ao pensamento racional. A partir daí, use o conhecimento e as informações que já possui para escolher a resposta.

Assim, a meditação tem papel essencial nessas decisões. Ela promove modificações no cérebro e auxilia o aumento da percepção, otimizando a performance no trabalho. Considere incluir a prática da meditação no seu dia a dia e garanta a qualidade de vida e a tomada de decisões coerentes e benéficas nas tarefas que executa na empresa.

A Call Daniel oferece treinamentos de alta qualidade para empresas e corporações. Entre em contato conosco e conheça os benefícios da meditação na prática.

Conheça pessoalmente o treinamento para uma vida sem stress:

Garanta sua vaga para o #MIND #MaisFoco #NoStress!

Receba, por email, nossas dicas para mais qualidade de vida com a redução do  stressVocê gostaria de conhecer os diferenciais deste treinamento?

Clientes