Como fortalecer o sistema imunológico com a meditação?

postado por: Daniel Burd on 31/ago/2017 4:00:00

In fortalecer o sistema imunológico

A meditação é uma técnica milenar, capaz de elevar os níveis de concentração e atingir um grau de relaxamento corporal bastante satisfatório. Além disso, a prática pode também fortalecer o sistema imunológico do corpo humano.

Um dos grandes inimigos do bom funcionamento do corpo é o stress, um mal que acomete a sociedade cada vez mais, geralmente causado por problemas como altas cargas de trabalho e grandes responsabilidades.

Este post mostrará detalhadamente como a meditação pode contribuir diretamente para a melhora do funcionamento do sistema imunológico, preservando a saúde e a qualidade de vida. Confira!

A meditação fortalecendo o sistema imunológico

Para saber como a meditação traz benefícios para o sistema imunológico, é necessário compreender cientificamente o que ocorre com o nosso corpo durante a prática.

A meditação, inclusive, tem sido levada para dentro de empresas, que implementam espaços voltados para a prática, visando sempre funcionários saudáveis mentalmente.

A melhor forma de fazer constatações sobre questões do corpo humano é por meio de pesquisas e estudos conduzidos por profissionais capacitados da área biológica.

Comprovado cientificamente

Um estudo da Universidade da Califórnia apontou que o relaxamento causado pela prática da meditação age diretamente na enzima telomerase, que tem relação direta com o sistema imunológico.

A meditação estimula uma ativação intensificada da telomerase, provocando, assim, uma longevidade maior das células presentes no nosso corpo.

O estudo foi feito durante três meses e observou cerca de 60 pacientes. Ao fim da pesquisa, foi possível constatar que a parcela que praticou a meditação (30 deles) teve as taxas de telomerase com uma ativação maior em 30% quando comparadas aos pacientes que não adotaram a meditação.

É necessário prezar por um estilo de vida saudável

A meditação precisa vir aliada a um estilo de vida mais ameno e que preze por válvulas de escape diante das rotinas pesadas, principalmente dentro de grandes ambientes corporativos.

A prática não resolverá sozinha todos os problemas relacionados ao sistema imunológico. Segundo Clifford Saron, líder da pesquisa na Universidade da Califórnia, a meditação precisa vir acompanhada de outros costumes.

Um grande fator diferencial e que ativa a telomerase é o estado psicológico atingido por meio da meditação. Esse bem-estar pode ser buscado também em outros costumes e atividades diárias que aumentem o nível de satisfação pessoal para que o resultado seja bom.

Um sistema imunológico forte evita doenças do dia a dia

Ter um sistema imunológico funcionando bem é ideal para se ver livre de agentes externos que podem ser prejudiciais à nossa saúde.

É muito comum sermos acometidos constantemente por pequenas doenças, como gripes e resfriados. Elas podem não ser graves, mas causam bastante incômodo e nos tiram nossa máxima capacidade para encarar o dia a dia.

Costumes e hábitos para fortalecer o sistema imunológico

Reduzir o stress

Estar psicologicamente bem é fundamental! O stress traz consigo a ansiedade e outros problemas que afetam a capacidade do sistema imunológico. Atividades como a meditação, yoga e outros hábitos que tragam prazer e relaxamento mental devem ser adotados.

Praticar exercícios físicos

Atividades físicas têm efeito direto na manutenção de um sistema imunológico com bom funcionamento. É importante respeitar seus limites corporais; por isso, consulte um médico antes de iniciar alguma atividade.

Os exercícios se tornam ainda mais importantes com o avanço da idade, que costuma trazer naturalmente a redução da capacidade imunológica.

Manter uma alimentação saudável

Nutrientes presentes nos alimentos são fundamentais para eliminar toxinas do corpo e manter o sistema imunológico funcionando a todo vapor. Entre os mais recomendados estão os que possuem vitamina C, E, carotenoides, selênio e zinco. Esses nutrientes são encontrados em frutas cítricas e vegetais, como brócolis, batata e couve-flor, azeites, cereais integrais, carne vermelha, feijão e leite.

Como vimos, a meditação é um ótimo recurso para manter a saúde mental em dia, ativando as enzimas responsáveis pelo sistema imunológico. Entretanto, é preciso ter a prática de exercícios físicos e uma alimentação regrada como aliadas para que os resultados sejam ainda mais satisfatórios.

Agora que você já sabe como fortalecer o sistema imunológico, siga nossas redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn e Google Plus.

Conheça pessoalmente o treinamento para uma vida sem stress:

Garanta sua vaga para o #MIND #MaisFoco #NoStress!

Receba, por email,  nossas dicas para mais qualidade de vida com a redução do stressVocê gostaria de conhecer os diferenciais deste treinamento?

Clientes