Conheça os problemas causados pelo stress no corpo e no cérebro

postado por: Daniel Burd on 29/jun/2017 4:00:00

In problemas causados pelo stress

Problemas causados pelo stress podem se tornar sérios e comprometer muito a sua saúde e  de seus colaboradores. O excesso de preocupações e as responsabilidades do dia a dia, combinados com a falta de tempo hábil para resolver inúmeros problemas, podem gerar muitos transtornos.

Esses aborrecimentos afetam não somente a vida profissional, mas também o lado emocional das pessoas. Ou seja, o stress atua diretamente no corpo e na mente. Por isso, você precisa ficar atento para evitar esses problemas!

Este post mostrará as dificuldades que esse tipo de situação pode gerar e como tratá-las adequadamente. Fique de olho e confira!

Identifique os problemas causados pelo stress

A falta de controle sobre o stress pode nos deixar verdadeiramente doentes, ficando vulneráveis a sofrer, desde um pequeno desconforto intestinal, a um AVC ou problema cardíaco. Por isso, fique atento aos “avisos” dados pelo seu corpo e procure um especialista imediatamente.

Uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (ISMA-BR) revelou que 69% dos entrevistados disseram que a sua maior fonte de stress era devido ao trabalho, afetando assim a qualidade de vida e saúde, sendo que 89% dos participantes informaram sofrer sintomas físicos, como dores musculares e de cabeça.

Os sintomas emocionais também apareceram no estudo, com 86% das pessoas informando sofrer de ansiedade, 81% descrevendo angústia e 68% apresentando irritação.

Conheça o hormônio do stress

Em uma situação estressante, o nosso corpo libera dois hormônios: adrenalina e cortisol. O excesso do primeiro pode deixar sequelas, fazendo com que o coração bata mais rápido e a pressão arterial aumente. O segundo, por sua vez, se produzido com frequência, pode afetar o sistema imunológico.

Juntando todas essas implicações, as nossas artérias podem se contrair, com a frequência cardíaca e a atividade cerebral aumentando drasticamente, fazendo com que cresçam as chances de um aneurisma ou ataque cardíaco.

Use a meditação cooperativa como aliada

Nesse caso, a meditação desempenha um papel bem diferente daquele que você está acostumado a presenciar.

O tratamento voltado para ambientes corporativos tem como objetivo treinar a sua mente para que ela seja capaz de aprimorar a capacidade de foco, melhorar resultados e aumentar a sua produtividade. Alguns benefícios que a meditação traz para o ambiente de trabalho são:

  • Redução de stress e ansiedade;

  • Melhoria em tomada de decisões, capacidade de resolver conflitos e inteligência emocional;

  • Aumento de criatividade, proatividade e inovação;

  • Ampliação dos níveis de satisfação de trabalho e eficácia dos colaboradores;

  • Elevação do seu potencial de negócio.

Empresas bem-sucedidas estão usando a meditação para acabar com os problemas causados pelo stress. A produtividade e felicidade dos seus colaboradores dependem de um cérebro bem desenvolvido e de um corpo saudável.

O dia a dia pode se tornar muito estressante pelos motivos já abordados neste artigo, por isso é importante que você esteja atento a esses sintomas e procure meios para diminuir o stress e assim aumentar a produtividade da sua empresa.

Gostou das dicas sobre os problemas causados pelo stress? Então, assine agora a nossa newsletter no rodapé desta página e receba outros conteúdos incríveis!

Conheça pessoalmente o treinamento para uma vida sem stress:

Garanta sua vaga para o #MIND #MaisFoco #NoStress!

Receba, por email,  nossas dicas para mais qualidade de vida com a redução do stressVocê gostaria de conhecer os diferenciais deste treinamento?

Clientes