Liderança positiva: descubra como ser esse tipo de líder!

postado por: Daniel Burd on 25/out/2018 5:00:00

In liderança positiva

Há quem pense que meditação não combina com o mundo corporativo. Ledo engano! Dependendo de como for executada, a meditação pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento da liderança positiva, uma liderança melhor preparada para criar um ambiente de trabalho saudável, incentivar a evolução das habilidades dos colaboradores e conquistar resultados.

A seguir, você entenderá melhor do que se trata a liderança positiva e como a meditação e o mindfulness ajudam a desenvolvê-la.

O conceito de liderança positiva

A liderança positiva consiste em um método de liderar que incentiva o desenvolvimento dos colaboradores para melhorar o seu desempenho, impulsionando os resultados da empresa.

Os fundamentos da liderança positiva são encontrados na Psicologia Positiva, de Martin Seligman, uma abordagem da psicologia que tem como objeto de estudo não a cura das doenças da mente, mas a busca de novos caminhos para o bem-estar e a felicidade do indivíduo, que podem ser alcançados por meio do trabalho com cinco elementos centrais:

  • emoção positiva;
  • engajamento;
  • relacionamentos;
  • propósito;
  • realizações.

Esses elementos foram adaptados mais tarde por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estado Unidos, e se transformam em quatro pontos a serem desenvolvidos na gestão de um líder positivo:

  • clima positivo;
  • comunicação positiva;
  • significado positivo;
  • relações positivas.

A atenção a essas áreas permite que o líder contribua para o estabelecimento de um mindset mais colaborativo, harmonioso e participativo na sua equipe. Dessa forma, é possível diminuir o turnover, reter talentos e melhorar os resultados da empresa.

Os benefícios do mindfulness e da meditação

Meditar é um excelente exercício para que se crie um estado de mindfulness, uma capacidade de focar no presente e nos problemas que são relevantes, deixando de lado os pensamentos fúteis, negativos ou desnecessários para as tarefas que estão sendo cumpridas no momento.

São diversos os benefícios do midfulness, como o autoconhecimento, a melhora da capacidade de concentração, o controle e alívio do stress e o aumento da criatividade e da memória. Tudo isso proporciona impactos positivos para a vida tanto pessoal quanto profissional.

Mindfulness e meditação na prática de liderança positiva

Qualquer mudança de comportamento exige uma grande capacidade de atenção. Afinal, comportamentos formam hábitos que, com o passar do tempo, se tornam cada vez mais resistentes à autocrítica e à mudança.

Portanto, é necessário utilizar o seu foco para avaliar se o seu comportamento:

  • está de acordo com os valores da corporação e contribuem para um clima baseado em emoções positivas, como empatia e gratidão;
  • o permite se comunicar de forma clara e expressar apreciação e apoio, incentivando os liderados a terem um desempenho cada vez melhor;
  • ajuda a sua equipe a compreender o quanto o trabalho de cada um afeta os demais e impacta os resultados da empresa;
  • contribui para o estabelecimento de relação de respeito e enriquecimento mútuo.

Portanto, esses são passos essenciais para se desenvolver a liderança positiva. Com o desenvolvimento de um foco resiliente, o líder é capaz de enxergar melhor suas forças e fraquezas e, a partir daí, instituir o ambiente de trabalho que a sua equipe precisa para ter sucesso.

Quer aprender mais sobre mindfulness e meditação e tornar-se um líder mais positivo? Então, entre em contato conosco e conheça nossas soluções.

Conheça pessoalmente o treinamento para uma vida sem stress:

Garanta sua vaga para o #MIND #MaisFoco #NoStress!

Receba, por email, nossas dicas para mais qualidade de vida com a redução do  stressVocê gostaria de conhecer os diferenciais deste treinamento?

Clientes