Como ajudar colaboradores a terem mais qualidade de vida no trabalho?

postado por: Daniel Burd on 25/mai/2017 5:50:00

In Qualidade de Vida no Trabalho

Uma boa empresa é reconhecida não só por desenvolver um excelente trabalho em sua área de atuação, mas também por cuidar bem de seus funcionários. A qualidade de vida no trabalho é essencial para que o colaborador se sinta bem e disposto para produzir com qualidade.

Mas como vencer o desafio de trazer mais bem-estar aos funcionários e ajudá-los a separar o trabalho da vida pessoal? No post de hoje, daremos algumas dicas para ajudar seus colaboradores a viverem melhor, evitando a sobrecarga de trabalho e proporcionando mais momentos em grupo com práticas e atividades específicas. Confira!

1. Reavalie a cultura da empresa

Se a companhia tem uma cultura de fazer muitas horas extras ou de todos trabalharem aos finais de semana ou de suas casas, é hora de rever esse conceito. Reavalie a necessidade de cada um de trabalhar a mais depois do expediente e, se for possível, estabeleça uma política de horas extras e crie projetos para incentivar a melhora da qualidade de vida dos funcionários.

O olhar cansado sobre um projeto pode acarretar em falhas e na falta de concentração. Portanto, crie incentivos para que os funcionários mantenham o foco durante o expediente e não tenham a necessidade de ficar a mais para cumprir suas tarefas.

2. Organize grupos de meditação

A meditação é um método eficaz comprovado de conseguir o almejado foco e aumento da concentração no que se está fazendo. Durante a prática, é possível programar o cérebro para desenvolver atenção plena e, dessa forma, ser mais eficaz.

A meditação ajuda tanto na concentração para o trabalho, quanto na melhora da qualidade do tempo de lazer, já que a mente é treinada para ser capaz de aprimorar sua capacidade de foco, aproveitando e imergindo completamente em cada situação, seja ela referente ao trabalho ou à vida pessoal.

3. Evite sobrecarregar os colaboradores

Avalie as áreas que existem na empresa e busque saber, por meio dos próprios colaboradores, se existe algum setor que está sobrecarregado ou realizando funções que poderiam ser distribuídas para outras áreas.

Se for o caso, analise a necessidade de melhorar o fluxo de trabalho na empresa ou até criar novas áreas.

4. Construa um espaço de relaxamento

Os funcionários gostam de saber que têm a possibilidade de relaxar por alguns minutos em um ambiente que não lhes lembre sua mesa de trabalho. O horário do café ou após o almoço podem ser aproveitados em espaços coletivos, com pufes e cadeiras confortáveis, televisões e até camas para uma soneca rápida.

Muitas vezes, alguns minutos de descanso podem renovar as energias, trazer novas ideias e um novo vigor para continuar o expediente.

5. Fique atento ao ambiente de trabalho

Além do espaço para descontração, é importante também ficar atento à qualidade do espaço em que os funcionários trabalham. Verifique se todas as áreas possuem iluminação eficiente, se as mesas e os espaços comuns estão frequentemente limpos e se as cadeiras e mesas oferecem a ergonomia necessária para os colaboradores.

O espaço de trabalho é onde todos passam boa parte do dia, portanto, precisa estar com a higiene em dia e oferecer conforto para que todos possam trabalhar bem.

A qualidade de vida no trabalho é muito importante para que todos possam manter a motivação e a energia para desenvolver seus projetos. Com mente e corpo bem cuidados, fica mais fácil se concentrar quando é preciso e também se desligar quando o corpo pede uma pausa.

Viu como a qualidade de vida é importante para um bom trabalho? Você sabia que ainda muitos funcionários são afastados de seus cargos por conta do stress? Entenda o motivo!

Reserve sua vaga para uma Turma Aberta MIND!

Você gostaria de conhecer os diferenciais deste treinamento?
Reserve sua vaga para uma Turma Aberta MIND!
Receba, por email,  nossas dicas para mais qualidade de vida com a redução do stress

Clientes