Alerta máximo: 6 sintomas do stress que merecem sua atenção já!

postado por: Daniel Burd on 25/ago/2016 13:22:08

In Redução do Stress, Merecem sua atenção, Sintomas do Stress, Sinal de alerta

 

De acordo com uma pesquisa  do International Stress Management Association (Isma - Brasil), 70% dos brasileiros sofrem com stress. Essa é uma das condições mais preocupantes porque traz uma série de doenças vinculadas a ela. Depressão, transtorno de ansiedade, enxaqueca e gastrite são apenas algumas das patologias relacionadas ao stress. Além disso, outras áreas da vida podem sofrer já que comprovadamente o stress pode diminuir a produtividade profissional.

Para que a rotina do dia a dia e os inúmeros afazeres não prejudiquem a saúde, é importante ficar sempre atento aos sinais que o corpo emite e respeitá-los. Para te ajudar nessa tarefa, a seguir você poderá conhecer alguns dos sintomas do stress pelo corpo e saberá como amenizá-los. Continue acompanhando!

Cansaço constante

A sensação de fadiga constante, mesmo depois de um fim de semana relaxante, é um sinal claro de que o corpo não descansou por completo. A pessoa estressada está sempre em sinal de alerta e por isso, os momentos de lazer acabam não sendo 100% proveitosos.

Irritabilidade

A sensação de que se está irritado o tempo todo também pode ser uma característica do stress. Situações que antes não incomodavam e agora estão trazendo aborrecimentos facilmente, falta de paciência com coisas simples e mau humor quase constante são alguns sinais de esgotamento.

Ganho de peso

Devido ao stress, muita gente desconta na comida as frustrações, ainda que inconscientemente. Além disso, essa condição diminui a prática de atividades físicas e, segundo a ciência, aumenta os níveis de cortisol. Com mais desse hormônio no sangue, o corpo poupa mais energia, o que se traduz em acúmulo de gordura e ganho de peso.

Dores musculares

Como imprime tensão no organismo, o stress também leva a dores musculares. Os ombros erguidos são indicativos dessa condição e frequentemente surgem dores na coluna, no pescoço ou mesmo enxaquecas. Pelo fato de o corpo estar sempre em estado de alerta, os músculos não relaxam, o que pode causar torções ou a própria fadiga do corpo.

Sintomas físicos

Outros sintomas físicos incluem a falta de libido, falta de energia para praticar esportes, trabalhar e estudar e realizar atividades cotidianas. Quem sofre de stress também pode apresentar problemas como, tonturas, náuseas, taquicardia e dor no peito. Em alguns casos, surgem comportamentos que antes não apareciam, como beber demais ou roer as unhas.

Falta de concentração

O stress também pode causar a perda de concentração no que está acontecendo no momento. A mente estressada tende a ter preocupações constantes com muitas coisas em paralelo, o que dificulta o foco em uma atividade só.

O stress está presente na vida de muitas pessoas que têm o dia a dia agitado e uma rotina corrida. É muito importante incentivar a consciência corporal, a avaliação de sinais e a leitura do próprio corpo. Ao detectar sintomas de stress, é preciso procurar ajuda, que pode ir desde terapia até a pratica de um hobby ou meditação diária. Procurando atividades que amenizam o stress, é bem mais fácil viver de uma forma mais leve, realizando uma atividade de cada vez.

Gostou de saber mais sobre os sintomas do stress? Siga nossas postagens de blog e fique por dentro de todas as nossas novidades.

 Participe de uma Turma Aberta Mind

   

Conheça pessoalmente o treinamento para uma vida sem stress:

Garanta sua vaga para o #MIND #MaisFoco #NoStress!

Receba, por email, nossas dicas para mais qualidade de vida com a redução do  stressVocê gostaria de conhecer os diferenciais deste treinamento?

Clientes