Dicas Call Daniel

   

O feriado está chegando, de novo, e sua lista de tarefas ainda parece fora de controle

Postado em on 09-01-2019 6:00

metodologia GTD

Seus projetos não decolaram? Conheça uma metodologia que vai lhe auxiliar a tirá-los do chão.

Se você ainda não conseguiu tirar nenhum dos seus projetos pessoais e profissionais do papel ou já está começando a ficar preocupado com os prazos, este método resolverá seu problema: GTD (Getting things done), elaborado pelo americano David Allen. Ele é uma combinação simples entre organização de agenda e lista de prioridades. Esqueça seus post-its de uma vez por todas.

Daniel Burd, consultor especializado no método, mostra quais são os cinco passos para organizar suas tarefas profissionais ou pessoais de acordo com o programa GTD.

1. Captura 

O princípio básico do método GTD é “esvaziar a mente” ou seja, não gaste energia pensando nas atividades pendentes. Basta anotar todas as ideias e lembranças que lhe vierem à mente. Pode ser no celular ou num bloquinho de notas. Registre e esqueça. Eleja um espaço para deixar todas essas notas juntas.

2. Processamento

É muito importante ele acontecer diariamente. Chegou o momento de analisar cada anotação e separá-las entre as que exigem uma ação imediata ou não. 

Pede uma ação da sua parte:

a) Qual o primeiro passo para solucionar isso?
Se essa etapa levar até dois minutos, não deixe para depois, faça na hora. 

b) Posso delegar?
Se a reposta for sim e for levar até dois minutos, não deixe para depois, delegue na hora. Se a resposta for não, envie para uma lista específica.

c) Devo adiar?
Se a reposta for sim, decida se já vai agendar uma data para a execução da tarefa ou se vai incubá-la em uma lista de projetos. Faça isso na hora usando a seguinte organização:

3. Organização

Suas respostas anteriores, feitas calma e tranquilamente, são determinantes para que você execute suas tarefas da maneira (e no tempo) mais eficaz. O primeiro passo para isso é ter uma agenda. “Tudo o que tiver data para ser executado deve ir para a agenda”, diz Burd. Se não há prazo definido, a regra é acomodar as tarefas e notas em listas, de acordo com o tipo da atividade.

De acordo com Burd, o método GTD possui nove listas básicas. Uma delas é destinada aos projetos (todas as atividades cuja execução demande mais do que uma ação), outra chamada incubadora (para ideias ou atividades que você não decidiu se irá fazer), a próxima destinada apenas para as tarefas que você delegou e, para finalizar, uma lista de ações futuras que ainda não tem data para execução.

4. Revisão

Sua agenda, listas e anotações devem ser revisadas semanalmente. O objetivo é planejar a próxima semana com base em tudo que foi feito na atual. Cheque o que ficou pendente e precisa ser realocado para uma data futura. Defina prazos para as atividades. Elas não são lista de desejos. Seja realista na hora de selecionar as tarefas. A dica de Burd é “Não planeje às oito horas de expediente, deixe algumas horas em aberto para lidar com as tarefas inesperadas”.

5. Execução

Você cumpriu as etapas anteriores, é hora de tirar as tarefas do papel. Mantenha o foco na agenda ela será o resultado de um processo de pensamento, por isso não é preciso checar em nenhum outro lugar.

Este processo é simples por natureza, mas demanda bastante disciplina. Faça um teste drive do processo e experimente uma vida mais balanceada, com mais produtividade e menos estresse.

 

Imagem: entretenimento.r7.com

Tags: Getting Things Done, Daniel Burd, *Call Daniel, Tranquilidade e Produtividade, Metodologia GTD, Treinamento em Gestão do tempo

Mind: Programa corporativo para redução do Stress com a prática da Meditação
Garanta sua vaga para o #MIND #MaisFoco #NoStress!

Receba estes artigos diretamente em seu e-mail e fique por dentro das Dicas de GTD!

Populares

Tópicos

veja todas as categorias


Veja a lista com TODAS as dicas Call Daniel já postadas no blog.

Clique nos ícones abaixo para ver os nossos conteúdos em outros canais.

  • Outlook para GTD
  • Introdução ao GTD
  • Tranquilo e Produtivo

Conheça o
 Mind: Programa corporativo para redução do Stress com a prática da Meditação

Garanta sua vaga para o #MIND #MaisFoco #NoStress!

 

E-book: Porque Bradesco, Siemens e Cielo escolheram o treinamento da Call Daniel?

Treinamento de Sucesso

Recentes


Curta Nossa FanPage


A meditação como ferramenta para a redução do estresse

Busca

Quem somos

 


 

Insights Call Daniel

Fique por dentro das Dicas de GTD!

Dicas Call Daniel

Receba nossos artigos por email, com entrevistas e dicas em texto, áudio e vídeo.

Evite receber mensagens indesejadas. Veja o passo a passo aqui.

Preencha o seu email no campo acima e clique em "Assinar"

Pergunte ao Time da Call Daniel

Confira aqui as respostas


Artigos Populares





Política de Comentários

Acesse nossa política de comentários>>


    entre em contato    



Saiba um pouco mais...

Treinamento de Sucesso