Dicas Call Daniel

Trabalhar de casa pode ser produtivo: veja dicas

Postado em on 04-06-2014 15:18

 

Você sonha com o dia em que vai trabalhar deitado em uma rede, olhando para o mar? Acredite, ele está mais próximo do que você imagina.

 

workfromhome.jpg

 

Quanto mais competitivo for o ambiente que você vive, maior será a valorização de sua produtividade. Entendendo que uma boa produtividade não é apenas fazer mais e sim melhorar a relação custo x benefício da produção, algumas empresas optaram por funcionários em home office.

 

Os resultados têm sido animadores, segundo esta pesquisa de Stanford. É importante frisar, no entanto, que só melhorou para as empresas porque melhorou para seus funcionários. É a satisfação que eles sentem nesta situação que produz resultados positivos na produtividade. Mesmo considerando a diminuição dos custos da empresa, seu grande lucro é o aumento do bem estar, compromisso e fidelidade dos funcionários.

 

Mas será que todos se adaptam bem no formato home office?

 

Claro que não. Para superar os desafios desta novidade, a pessoa precisa ser criativa e estar disposta a mudar várias vezes até acertar um modelo que funcione para si mesma. Do contrário, o resultado poderá ser desastroso. Nem todos vão se adaptar a um esquema de trabalho home-office. O importante é descobrir se este modelo serve para você e criar mecanismos facilitadores durante a adaptação.

 

Se você está entre os que gostariam de experimentar a novidade mas teme os possíveis obstáculos do caminho, leia estas dicas:


  1. Defina bem os limites

    1. Sua casa possui espaços customizados para cada função: cozinhar, dormir, receber os amigos. Trabalhar ali não será diferente. Crie um espaço reservado para o home office: trabalhar. Oriente as pessoas que moram com você sobre isso.

    2. Assim como você entende que não deve passar o final de semana inteiro comendo, só porque está perto de sua geladeira, precisará entender que o tempo de trabalhar em casa deve ser restrito. Usufrua a liberdade e crie blocos produtivos de X minutos, não precisa trabalhar Y horas sequenciais. Mas especifique para si mesmo quais serão estes horários e vá mudando se preciso.

    3. Manter um controle, anotando os horários de início e término das tarefas, vai ajudá-lo a analisar melhor sua produtividade.

    4. Percorrer um caminho entre os espaços lar/trabalho auxilia o profissional a se desconectar de um e se conectar no outro. Em casa você pode fazer isso arrumando sua mesa de trabalho, criando uma lista de tarefas para o dia seguinte, passeando por alguns minutos em suas redes sociais ou saindo de casa mesmo. Caminhe, matricule-se numa academia, não importa o ritual que escolherá para marcar o início e o fim, mas tenha um.

  2. Não se isole

    1. Trabalhar de pijamas, debaixo das cobertas costuma ser tão tentador que alguns profissionais de home office até se esquecem que a vida acontece lá fora também. Mantenha seu movimento participando de cursos, palestras e outras atividades presenciais do seu setor de mercado.

    2. O calor humano da convivência com os outros funcionários da empresa pode até tumultuar sua produtividade e concentração, mas a ausência dele por longos períodos também distancia o time. Procure promover estes encontros “de corredor ou cafezinho” com alguma frequência, nem que sejam virtuais.


Se trabalhar de casa ainda soa mal em seus ouvidos, prepare-se, pois as inovações estão pipocando. Não acredita? Então leia este artigo da FastCompany sobre semana de trabalho com apenas 4 dias e comente aqui no blog.

 

A boa gestão do tempo é um fator crítico neste cenário. Se ainda não conhece o GTD ou está querendo algumas dicas para fazê-lo funcionar melhor recomendo a leitura do e-book “Introdução ao GTD”.

 

Abraços

Marcia.Sisi@CallDaniel.com.br

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

Autora Marcia Sisi


imagem: gizmodo.uol.com.br
Inspiração/tradução livre FastCompany

Tags: Autora Marcia Sisi, Comportamento, Inovação, *Temas em destaque, *Desenvolvimento pessoal, Home-office

Mind: Programa corporativo para redução do Stress com a prática da Meditação
Garanta sua vaga para o #MIND #MaisFoco #NoStress!

Receba estes artigos diretamente em seu e-mail e fique por dentro das Dicas de GTD!

Populares

Tópicos

veja todas as categorias


Veja a lista com TODAS as dicas Call Daniel já postadas no blog.

Clique nos ícones abaixo para ver os nossos conteúdos em outros canais.

  • Outlook para GTD
  • Introdução ao GTD
  • Tranquilo e Produtivo

Conheça o
 Mind: Programa corporativo para redução do Stress com a prática da Meditação

Garanta sua vaga para o #MIND #MaisFoco #NoStress!

 

E-book: Porque Bradesco, Siemens e Cielo escolheram o treinamento da Call Daniel?

Treinamento de Sucesso

Recentes


Curta Nossa FanPage


A meditação como ferramenta para a redução do estresse

Busca

Quem somos

 


 

Insights Call Daniel

Fique por dentro das Dicas de GTD!

Dicas Call Daniel

Receba nossos artigos por email, com entrevistas e dicas em texto, áudio e vídeo.

Evite receber mensagens indesejadas. Veja o passo a passo aqui.

Preencha o seu email no campo acima e clique em "Assinar"

Pergunte ao Time da Call Daniel

Confira aqui as respostas


Artigos Populares





Política de Comentários

Acesse nossa política de comentários>>


    entre em contato    



Saiba um pouco mais...

Treinamento de Sucesso