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15 dicas do GTD para pessoas extremamente ocupadas

Postado em on 24-01-2014 10:57

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Que tal uma coletânea com as top 15 dicas quentes do GTD? Se você é uma pessoa muito ocupada, pode achar úteis as dicas deste post.

 

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Os especialistas são profissionais que aprofundam-se em determinado assunto, buscando o maior domínio possível sobre ele. Neste percurso, eles experimentam, erram, acertam, descobrem atalhos e vão selecionando as melhores práticas. Este procedimento acaba gerando listas com dicas certeiras para facilitar o processo. Elas valem ouro para a produtividade.

 

Confira:

 

  1. Coleta

    • Manter um instrumento de captura de informações sempre a mão mantém sua atenção focada no que está realizando. Bastam alguns segundos para anotar e voltar a tarefa. Além disso, colabora para você não perder nenhuma boa ideia.

  2. Processamento

    • Os minutos investidos para etiquetar bem suas ações valem ouro nos momentos de execução. Quando você encontra suas listas bem separadinhas por contexto (lugar, pessoas, ferramentas), tempo ou prioridade, consegue decidir com facilidade o que vai fazer naquele momento.

  3. Organização

    • Já pensou em organizar tudo em duas ou três macro divisões? Quem sabe “feitos, a fazer e pensar melhor”. Ou “com prazo, sem prazo, hoje”. Quando suas divisórias de assuntos fazem sentido lógico para você a organização fica bem mais intuitiva.

  4. Revisão

    • GTD sem revisão é como namoro sem beijo: não funciona. É melhor fazer apenas uma hora de revisão na frequência que seus projetos exigirem do que ver seu projeto desandar por falta do “olho do dono”. David Allen sugere que a revisão seja sempre semanal.

  5. Ação

    • Just do it, do it now!” Esta é uma expressão fantástica que convida a ação sem reflexões adicionais. Se você coletou, processou, organizou e tem revisado com a frequência necessária, não tem mais o que pensar, apenas faça. O mais difícil é o primeiro passo, os demais vêm no embalo.

  6. Agenda

    • Sua agenda precisa ser sagrada. Ela deve conter apenas os compromissos assumidos e os “buracos vagos”. Nada de lotar a agenda com listas de desejos. Tudo o que você tem vontade de realizar mas não exige data e hora específicos pode e deve ir para as listas de ação.

  7. Listas de ação

    • Como suas listas de ação estão separadas? Por contexto, depois prioridade e finalmente por tempo? Elas estão funcionando bem assim? Ou seja, você tem realizado as ações listadas ali? Se não estão te incentivando a agir, mude, mude, mude. Até acertar a organização que realmente funcione para você.

  8. Prioridades

    • As pessoas possuem prioridades muito diferentes em suas vidas. Pode até ser porque não pensaram muito a este respeito. O fato é que sem definir suas prioridades as chances de “trocar os pés pelas mãos” e sair arrependido é muito grande. Reserve o tempo necessário para avaliar e definir quais suas prioridades do momento e suas chances de vitória vão aumentar na mesma proporção.

  9. Perdão

    • Apague a ideia de que errar faz mal. O discípulo perguntou ao mestre: como ter sucesso? O mestre respondeu: fazendo boas escolhas. Como fazer boas escolhas? Sendo sábio. Como ser sábio? Fazendo escolhas ruins. Sabedoria só se adquire percorrendo o caminho.

  10. Persistência

    • Nosso ritmo de vida tem nos incentivado a desistir muito rápido de algo que “não funcionou”. OK, tempo é dinheiro. Mas também é certo que só não consegue quem desiste. Se já está claro para você onde quer chegar, persista. Mude de estratégia quantas vezes for preciso, não desita.

  11. Ferramentas

    • Às vezes nosso maior inimigo é um machado mal afiado, um computador precisando de manutenção ou um aplicativo complicado. Garanta que suas ferramentas estejam adequadas e atendendo suas necessidades produtivas.

  12. Emails

    • Não abra mão dos recursos avançados de seu programa de emails. No Outlook, por exemplo, você pode fazer várias personalizações que garantem uma produtividade extra. Vale a pena explorar a ferramenta de e-mails que você usa para conhecer os recursos e usá-la com mais efetividade.

  13. Redes Sociais

    • As redes sociais possuem recursos de personalização no quesito “envio de notificações”. Para o Linkedin, use este artigo do TecMundo; no facebook, acesse suas Configurações de Notificação. Controlar as notificações faz com que você perca menos tempo e tenha a oportunidade de se dedicar mais ao que precisa ser feito.

  14. Foco

    • Se para não dispersar você precisa trancar a porta, desativar a internet e desligar o celular, faça isso.

  15. Satisfação

    • Sua vida pode ser prazerosa, busque os bons motivos que existem para estar onde está, fazendo o que faz. Olhe mais uma vez para enxergar isso e valorize.


O próprio David Allen escreveu em seu livro “A arte de fazer acontecer” que alguns bons truques valem a leitura de um livro inteiro!

Em posse destas 15 dicas especialíssimas, experimente algumas e volte aqui para nos contar o que funcionou bem para você, ok? Obrigada!

Até mais,

Daniel Burd

Especialista em Produtividade e Gestão do Tempo da Call Daniel

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Imagem : umavidacomsentido.blogspot.com.br

Tags: Criatividade Planejamento, Microsoft Outlook, Autor Daniel Burd, Comportamento, *Desenvolvimento pessoal, qualidade de vida, Prioridades

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