Dicas Call Daniel

3 mitos sobre o GTD comumente compartilhados

Postado em on 28-10-2013 16:06

Mais sobre mim:

 

Existem mitos sobre o GTD que fizeram fama e este artigo pretende esclarecer melhor isso para você. Afinal são apenas mitos difundidos pela descrença do que ele consegue fazer ou pela desistência de muitas pessoas frente ao que parece ser seu maior desafio: disciplina.

 

 

Todos nós sabemos que até diplomas universitários podem ser conseguidos hoje em dia sem demandar muita disciplina de nossa parte. Tantas outras coisas também são assim. O GTD não é. Existe um preço a pagar pela tranquilidade e produtividade que o GTD traz as nossas vidas, este preço é “ser disciplinado”. Pode ser um valor muito alto para você, mas garanto que é taxa única e se conseguir pagá-la terá adquirido um dos hábitos mais importantes para uma vida plena.

 

Aqui vão os meus 3 mitos escolhidos desta vez:

1. Caixa de entrada ZERO

 


Este parece ser o sonho de qualquer mortal tecnológico. Cada dia parece mais impossível de realizar, mas usando o GTD esta será uma das suas primeiras grandes conquistas! Seu inBox seja físico ou virtual é uma das ferramentas de trabalho indispensáveis no GTD. Ele usa a caixa de entrada para TUDO que acontece em sua vida, de comprar um novo imóvel a brincar 10 minutos por dia com seu cãozinho. Então, apesar de sua caixa de entrada ficar ainda maior, ela não ficará assim tempo suficiente para deixa-lo estressado nunca mais.

 

2. Isso não funciona para mim

 


Cada pessoa possui um perfil pessoal e se nossas próprias rotinas estão cada dia mais caóticas, como um método poderia servir para todo mundo? Ainda mais considerando que seu pilar está fundamentado em apenas criar listas de coisas para fazer, eliminar a desordem e definir metas. Pois ele consegue, provavelmente por esta aparente simplicidade. O segredo do GTD é que estes aparentes poucos requisitos estão fundamentados no hábito da disciplina. Por mais particularidades que uma pessoa ou sua profissão possuam ele adapta-se perfeitamente e funciona.

 

3. GTD não tem foco na execução nem em objetivos de longo prazo ou sonhos

 


Alguns curiosos alegam que o fato de ter tanta liberdade de execução e muitas tarefas apenas listadas, sem data e hora certos para serem executados tornam o esforço perdido. Ledo engano. A liberdade que o GTD oferece para você escolher os melhores momentos de execução de tudo relacionado a sua vida é fantástica, libertadora e muito instrutiva. Durante este percurso você acaba desenvolvendo uma visão de longo prazo, um senso crítico muito eficiente e uma ampla capacidade de administração. Todos os aspectos de sua vida são beneficiados sem uma separação pessoal, profissional, social, familiar. Nem todos estamos preparados para esta liberdade toda, mas ela é nossa por direito. Precisamos nos adaptar, se for de nosso interesse.

 


Você pode ler alguns depoimentos de quem usa e já sentiu na prática quão eficiente e adaptável o método GTD consegue ser. Certamente que podem ser inspiradores!

Você está com dificuldades na implantação do método em sua rotina? Comente no blog, estamos aqui para ajudar nesta conquista de uma vida mais produtiva com menos estresse.

 

Abraços

Marcia.Sisi@CallDaniel.com.br

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.



Imagem: caenus.blogspot.com.br

Tags: Execução, Disciplina, Sou iniciante e quero aprender sobre o GTD, *Nível no GTD, *Desenvolvimento pessoal, Planejamento, *As cinco fases do GTD, O GTD é para mim?

Mind: Programa corporativo para redução do Stress com a prática da Meditação
Garanta sua vaga para o #MIND #MaisFoco #NoStress!

Receba estes artigos diretamente em seu e-mail e fique por dentro das Dicas de GTD!

Populares

Tópicos

veja todas as categorias

Veja a lista com TODAS as dicas Call Daniel já postadas no blog.

Clique nos ícones abaixo para ver os nossos conteúdos em outros canais.

  • Outlook para GTD
  • Introdução ao GTD
  • Tranquilo e Produtivo

Conheça o
 Mind: Programa corporativo para redução do Stress com a prática da Meditação

Garanta sua vaga para o #MIND #MaisFoco #NoStress!

 

E-book: Porque Bradesco, Siemens e Cielo escolheram o treinamento da Call Daniel?

Treinamento de Sucesso

Recentes


Curta Nossa FanPage


A meditação como ferramenta para a redução do estresse

Busca

Quem somos

 


 

Insights Call Daniel

Fique por dentro das Dicas de GTD!

Dicas Call Daniel

Receba nossos artigos por email, com entrevistas e dicas em texto, áudio e vídeo.

Evite receber mensagens indesejadas. Veja o passo a passo aqui.

Preencha o seu email no campo acima e clique em "Assinar"

Pergunte ao Time da Call Daniel

Confira aqui as respostas


Artigos Populares





Política de Comentários

Acesse nossa política de comentários>>


    entre em contato    



Saiba um pouco mais...

Treinamento de Sucesso