Dicas Call Daniel

16 caminhos para se manter tranquilo mas produtivo no trabalho (Parte 1)

Postado em on 08-02-2013 10:51


traquilidade no trabalhoFicar focado no trabalho não é fácil, todos nós nos distraímos ou perdemos a inspiração em algum momento durante um dia normal de trabalho.  Então como você pode aumentar a sua produtividade?  Como garantir que obterá o máximo do dia? 

Considere que vai querer manter as suas noites e fins de semana livres para relaxar.

Bem, há muitas formas de se manter produtivo no trabalho e aqui está minha lista dos 16 caminhos possíveis para ajudar você a manter o foco enquanto sua agenda o chama, garantindo-lhe todo o seu trabalho feito na hora. Neste bloco estão apenas as 8 primeiras. Aguarde o Próximo Bloco para conhecer as demais.

Não tente colocar todas as boas práticas em uso ao mesmo tempo, você se sobrecarregará. Leia todas e decida baseado em sua intuição qual delas irá ter maior impacto no seu dia a dia. Aprofunde-se na eleita e coloque-a em prática. Uma vez bem sucedido nesta primeira ação, então eleja a próxima, e assim sucessivamente.

    1. Dormir bem

      Obtenha algumas horas decentes de sono todas as noites. Especialistas recomendam em torno de 7-9 horas. Se você está indo pra cama sempre tarde da noite, vai se arrepender no dia seguinte, porque não vai sentir-se descansado ou rejuvenescido e pronto para lidar com as exigências de seu dia. Um sono de boa qualidade vai refletir na forma como você produzirá no dia seguinte.

      Garanta em sua agenda que dormir bem é uma prioridade.

      Não consegue dormir? Se você tem coisas zumbindo em torno de sua cabeça toda a noite, será ótimo manter um notebook, celular ou bloquinho de papel perto de sua cama e escrever qualquer recordação ou ideia, preocupações ou tarefas que você precisa lembrar depois.

      Se isso não funcionar, então chegou a hora de pedir ajuda a um profissional para descobrir por que você não consegue dormir. Se estiver trabalhando até tarde da noite com muita freqüência, pode não estar dando a seu cérebro tempo suficiente para descontrair e relaxar. Ele precisa disso.

      2. O café da manhã 

      Comece cada dia com um pequeno-almoço saudável, e por saudável quero dizer, mingau de aveia, torradas integrais, ovos, frutas e iogurte - ou que mais sua imaginação sugerir. 

      Tente optar por alimentos de baixa caloria para garantir que você forneceu ao seu corpo uma energia de liberação lenta que vai mantê-lo bem até o almoço. 

      Se NÃO tiver um pequeno-almoço saudável, ou ficar beliscando alguma coisa sem critério, isso só vai deixar você se sentindo cansado, agitado e distraído. 

        3. Exercite-se diariamente

          Para manter os níveis de estresse sob controle um ótimo caminho é sair e exercitar-se todos os dias. Mesmo que seja apenas meia hora de caminhada em seu horário de almoço.

          O exercício vai ajudar a limpar sua mente e mantê-lo concentrado.  Você pode pensar que ficar agarrado a sua mesa significa que vai fazer mais coisas, mas na verdade este excesso trabalha contra você. 

            4. Vá para a rua

              Umas boas doses de ar fresco e luz natural, longe do ambiente fechado de um escritório, fazem bem a alma. Especialmente se o seu escritório é abafado e escuro ou conta com ar condicionado.

              Especialistas sugerem que um pouco de ar fresco traz todos os tipos de benefícios para a saúde e que uma boa dose de luz solar diária é um destruidor de estresse, ajudando-o a permanecer com foco quando voltar para sua mesa. 

                5. 
Faça listas de afazeres

                  Se você usa o gerenciador de tarefas do seu programa favorito ou tem algum outro auxiliar nisso, certifique-se de manter uma simples lista de tarefas para cada dia, algo bem realista, sem exageros. 

                  O que ajuda muito para terminar bem o dia é enfrentar uma tarefa difícil primeiro e depois fazer muitos trabalhos fáceis para sentir-se recompensado. 

                  Você se sentirá bem uma vez que conseguiu terminar um grande trabalho num único dia e isso aumenta a sua produtividade.

                    6. Defina  prazos

                    Ao se deparar com cada tarefa em sua lista de coisas a fazer tente definir um prazo específico. Dessa forma, você estará menos inclinado a procrastinar ou perder tempo com outras coisas menos urgentes. 

                      7. Agendar a verificação de e-mail

                        E-mails são assassinos de produtividade. Isso é um fato. E é muito fácil manter a verificação de novas mensagens a cada cinco minutos. Mas isso pode significar que você usa o dia todo respondendo emails em vez de se concentrar em seu trabalho. 

                        Crie o hábito de verificar e-mails em determinados momentos ao longo do dia. Eu tento verificar meus e-mails todos os dias às 09:00 e depois vou verificar novamente só as 14:00. Mas certifique-se de limitar o tempo gasto em verificação e respostas.

                          8. Mantenha telefonemas curtos avisando o outro disso

                            Conversas ao telefone com clientes, amigos e fornecedores podem consumir muito tempo. Experimente limitar cada telefonema, explicando para a outra pessoa que você está "com um compromisso marcado" e não pode falar por muito tempo. Obviamente você não será capaz de fazer isso com alguns clientes. Nesse caso, desligue o telefone quando estiver ocupado e certifique-se que a sua secretária eletrônica vai orientar quem te ligou de que está indisponível no momento, mas irá verificar as mensagens e responder mais tarde naquele mesmo dia.

                            A segunda parte do artigo virá em breve em um próximo post.

                             

                            Imagem: smartblogs.com

                            Tags: Treinamento em Gestão do tempo, Tranquilidade e Produtividade, Getting Things Done, Daniel Burd, *Call Daniel, Metodologia GTD

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