Você consegue encontrar propósito no trabalho? Aprenda como é possível!

postado por: Daniel Burd on 15/nov/2018 5:30:00

In propósito no trabalho

Por que você acorda cedo e vai para o emprego? O que o motiva na segunda-feira pela manhã? Por que você faz o que faz? Se a sua resposta inclui apenas a necessidade e as contas a pagar, falta propósito no trabalho. Afinal, para se manter motivado, é preciso ter razões fortes para seguir na carreira.

Ao encontrar esse elemento, é possível diminuir o estresse, melhorar o bem-estar e a satisfação. Não se trata de ser sempre feliz, mas, sim, de ter bons motivos para continuar. Nessa busca, a meditação mindfulness é de grande ajuda.

Na sequência, descubra como encontrar o propósito no trabalho com o auxílio da atenção plena e melhore os seus resultados.

Liste os seus valores e as suas ambições

A princípio, é fundamental reconhecer quem você é, inclusive como profissional. Entender o que é relevante e com o que gostaria de passar mais tempo é determinante para identificar qual é o seu propósito.

Então, comece pela realização de uma lista dos seus principais valores e desejos. É possível definir como motores a vontade de ajudar os outros ou de transformar o mundo em um lugar melhor. Nas ambições, não inclua apenas cargos e salários, mas também o reconhecimento e as responsabilidades. De acordo com Aaron Hurst, CEO da Imperative, isso é um fator essencial para o processo.

A partir disso, fica mais fácil visualizar como é o seu trabalho ideal e como ele se aproxima do que você faz atualmente. Ao manter a atenção plena, é possível ter sempre esses aspectos em mente.

Seja autocrítico

Não basta apenas conhecer suas prioridades e desejos. É preciso comparar e entender como isso tudo tem sido colocado em prática. Segundo uma pesquisa da Yale School of Management, fatores como personalidade e disposição individual impactam esse aspecto. Portanto, adicione uma dose de autocrítica na busca pelo propósito no trabalho.

Identifique como se sente ao realizar suas tarefas, quais são as mais agradáveis e de quais gosta menos. Pense com cuidado em tudo o que tem feito e na sua evolução profissional — sem julgamentos. A ideia é identificar quais são os pontos pouco interessantes e que precisam ser mudados, por exemplo.

Não se esqueça de avaliar o seu papel na mudança. Com o mindfulness, é possível conhecer como você pode mudar a própria realidade e, enfim, chegar mais perto da sua lista de valores e ambições.

Analise se as atividades são úteis

Além disso, é essencial entender qual é o valor do que tem feito. Nem toda atividade considerada desagradável é inútil, assim como o oposto também é verdadeiro. Seguindo a ideia de atenção plena com autocrítica, é essencial verificar qual é o impacto do que você faz. Esse é um jeito de pensar menos em “trabalho” e mais na direção de atuação, de acordo com a coach Christina Giaquinto.

Entenda como as suas atividades contribuem para a empresa, para as outras pessoas e para o seu crescimento. Descubra os efeitos práticos e faça exercícios para identificar até os impactos indiretos. Isso ajuda a perceber se suas ações estão alinhadas com os seus valores ou se é preciso buscar novas formas de atingir interesses principais.

Faça exercícios de imaginação

Para completar, é recomendado utilizar a imaginação na busca do propósito no trabalho. Faça exercícios para visualizar a profissão em alguns anos. Onde você se vê? A que ponto pretende chegar? Como o cenário futuro se distingue do atual?

Também é válido imaginar como cada decisão de carreira impacta a sua vida e quais são as diferenças que poderiam acontecer ao seguir caminhos distintos. Acima de tudo, esse é um jeito de abrir um leque de possibilidades, de modo que você entenda qual é o cenário que mais se adapta aos seus interesses.

Encontrar propósito no trabalho é essencial para ter motivação, entrega e comprometimento. Ao usar a atenção plena no cotidiano, é possível identificar aspectos essenciais e, então, tomar decisões melhores para a sua carreira.

Para garantir um ambiente de ainda melhor, veja como promover a saúde mental no trabalho com a ajuda de habilidades sociais.

Conheça pessoalmente o treinamento para uma vida sem stress:

Garanta sua vaga para o #MIND #MaisFoco #NoStress!

Receba, por email, nossas dicas para mais qualidade de vida com a redução do  stressVocê gostaria de conhecer os diferenciais deste treinamento?

Clientes