Mindfulness: veja como esse método auxilia na redução da ansiedade!

O mindfulness, resumido como a capacidade de focar no momento presente, tem chamado a atenção de diversos pesquisadores. O motivo disso é a qualidade dos resultados obtidos por quem realiza essa prática diariamente.

Segundo a pesquisa do Professor John Durocher, da Michigan Technological University, uma hora por dia traz benefícios incríveis e pode revolucionar a vida dos praticantes. O principal deles é a redução da ansiedade, um mal compartilhado pela grande maioria das pessoas, ainda mais com um dia a dia cada vez mais turbulento.

Mas como o mindfulness ajuda nisso? É o que você vai descobrir com este artigo. Boa leitura!

Promove a mudança de atitude

A mudança de atitude é uma das principais vantagens do mindfulness, e não falamos de uma simples alteração no comportamento, mas sim de uma mudança radical. Quando prestamos mais atenção em tudo ao nosso redor, fica mais fácil perceber os nossos erros e acertos.

Diante disso, uma nova postura é consequência e acontece de forma quase automática para quem pratica o mindfulness com regularidade. Melhorar a sua posição diante dos fatos traz mais forças para encará-los e, a partir disso, encontrar soluções.

Melhora a qualidade de vida

Se ampliarmos os benefícios do tópico anterior, vemos que melhorar a atitude acarreta em algo muito mais significativo: uma mudança de vida. Quem não gostaria de controlar a ansiedade e o estresse e, assim, ter menos preocupações no dia a dia? Nesse ponto o mindfulness ajuda muito. Por mais simples que a prática seja, os resultados poderosos justificam o porquê de tanta atenção para essa técnica.

Um grande erro cometido por quem tem o primeiro contato com o mindfulness é considerar perda de tempo a dedicação de um momento diário para praticá-lo. Pelo contrário, a sequência da prática mostrará um ganho de tempo na verdade.

Com a redução do estresse e da ansiedade, a produtividade aumenta e permite fazer mais em menos tempo. Portanto, investir um momento diário para a prática do mindfulness é benéfico em todos os sentidos e vale a pena ser feito para quem deseja uma performance melhor.

Ajuda a ser mais consciente

Quantas coisas passam e não percebemos? É comum essa sensação de achar que o tempo passa rápido. Parte dela pode ser explicada pelo fato de estarmos inconscientes durante a maior parte do tempo. Ou seja, não conseguirmos observar ativamente as experiências vividas. 

Com o mindfulness, isso muda. Afinal, ele ajuda o praticante a se tornar um observador mais ativo. Os resultados melhoram com a prática e, por isso, é tão importante valorizar a sequência para o mindfulness ser, acima de uma atividade, um estilo de vida.

Afasta a pressão alta

A pressão alta, em muitos casos, surge como consequência do estresse. Como o mindfulness reduz esse sentimento e também a ansiedade, acaba naturalmente por afastar a pressão alta.

Além disso, a prática também auxilia para afastar e minimizar outras doenças, como câncer, derrame, depressão, insônia e cardiovasculares. Isso porque todas elas podem surgir com a falta de gerenciamento do estresse.

Conforme um estudo feito pelo Professor David Creswell, da Universidade Carnegie Mellon, a redução do estresse ocorre por aumentar a atividade do córtex pré-frontal e melhorar os níveis de consciência. As atividades na amígdala, cíngulo anterior do córtex e hipotálamos, todos responsáveis por ativar respostas ao estresse, são diminuídas. Dessa forma, o sentimento pode ser melhor gerenciado.

Todos os benefícios aqui apresentados mostram por que o mindfulness é tão procurado, praticado e elogiado atualmente. A prática diária funciona como um portal para ganharmos uma qualidade de vida inimaginável. Basta ter disciplina para fazer dela uma atividade constante no seu cotidiano.

E como seria se você aprendesse essa prática ainda hoje? É o que o Programa Mind oferece. Entre em contato conosco e descubra mais sobre esse incrível método!

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Mindfulness (Atenção Plena) na Saúde e Educação

A Ideia proposta por MARCELO DEMARZO - SP aguarda o seu apoio. Ao receber 20.000 apoios, ela se tornará uma Sugestão Legislativa e será debatida pelos Senadores. Basta clicar em APOIAR, realizar seu cadastro/login no portal eCidadania e pronto!

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Quais são os benefícios da meditação em grupo?

A meditação é uma prática milenar capaz de trazer muitos benefícios para quem a adota. Além de ajudar a aliviar o estresse do dia a dia, ela contribui para que as pessoas consigam se conectar consigo mesmas de uma forma eficaz, além de ajudá-las a enxergarem os seus objetivos com mais clareza. 

Há quem acredite que é necessário estar só para conseguir se concentrar totalmente e meditar de uma forma mais plena. Entretanto, a prática da meditação pode ser um tanto desafiadora para quem está começando ou para quem tem dificuldades de encontrar tempo na rotina para se dedicar a ela.

Então, nesse contexto, a meditação em grupo é uma excelente forma de conectar pessoas e auxiliá-las a incorporar a prática no dia a dia com mais facilidade.

Neste post, vamos lhe mostrar que a meditação em grupo funciona e, principalmente, quais são as principais vantagens dessa prática. Confira! 

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7 hábitos para acordar bem e começar o dia com tranquilidade

A maneira como você acorda de manhã tem influência sobre a forma como o resto do seu dia vai se desenrolar. Amanhecer com o corpo tenso ou a mente agitada são fatores para que você já saia de casa, rumo ao trabalho ou demais atividades, predisposto a ter um dia ruim.

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Conheça o mindfulness e se surpreenda!

 

A vida moderna trouxe muitos benefícios para o ser humano. É inegável que a tecnologia contribui muito para a nossa evolução: estamos cada vez mais conectados e consumindo informação. Por outro lado, estamos adoecendo mais, com estresse, depressão e outros problemas. Precisamos de pausas para mergulhar em nós mesmos e incentivar as pessoas do nosso grupo de trabalho a fazer o mesmo. O mindfulness é o primeiro passo para quem quer ter uma vida mais saudável e produtiva.

O que é mindfulness?

Mindfulness é uma técnica de meditação milenar que foi especialmente adaptada para o treinamento de grupos corporativos.  

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