A importância da meditação para o sucesso de atletas de alto desempenho

Muito além dos treinamentos exaustivos, compromissos com patrocinadores e pressão da mídia, os atletas de alto desempenho precisam criar habilidades para lidar com as emoções.

In importância da meditação

Como argumentar com céticos sobre a importância da meditação?

Os céticos normalmente gostam de se embasar em estudos científicos para dar crédito em algum argumento. É comum que eles não acreditem na importância da meditação, principalmente pelo fato do assunto estar rodeado de equívocos. Mas saiba que a meditação é uma prática de resultados cientificamente comprovados.

Aprenda agora o que ela realmente é, a importância da meditação e quais são os seus benefícios:

O que é a meditação?

A meditação é um repouso da mente. No entanto, trata-se de um repouso ativo. É o encontro da essência que existe por baixo das suas incertezas.

Ela é composta por uma série de exercícios que te ajudam a ter atenção plena. Estimulando a respiração controlada e a concentração, ela alivia problemas físicos e psicológicos.

Nas primeiras vezes é comum que você seja interrompido o tempo todo pelos seus pensamentos. Porém, com a repetição constante do processo, você aprende a dominar seus instintos – em vez de ser controlado por eles. Quando você está focado, ou seja, livre de distrações, sua produtividade aumenta.

A prática é feita para ser aplicada no dia a dia por todo mundo – desde crianças e adolescentes até ocupadíssimos advogados. 

Qual a importância da meditação?

Ao contrário da psicologia e da psiquiatria, a meditação é indicada para pessoas que não têm natureza problemática. Mesmo as pessoas ditas “normais” acabam se sabotando o tempo todo devido à impulsividade inerente dos seres humanos.

A meditação não é algo próprio daqueles que gostam fazer posição de lótus e viajar em uma experiência psicodélica. Pelo contrário, ela impressiona não por ser uma experiência sobrenatural, mas pela proximidade com nossa humanidade. Aliás, ela não tem relação com os espiritualismos da Nova Era ou outros misticismos, conforme a crença popular tende a insistir.

Em outras palavras, ela não serve para ensinar religiões, doutrinas e filosofias, a meditação faz você encarar seus problemas e incertezas, desconstruindo aprendizados, levantando dúvidas e ajudando a enxergar com clareza as possibilidades de amadurecimento. 

Ao se libertar de uma visão unilateral e limitada, você evita virar refém de si mesmo. A meditação não te dá respostas novas; apenas expõe as que você já tem. Sendo assim, ela não nos tira as aflições, mas nos ajuda a lidar com elas.

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Você adquire independência ao procurar respostas internamente. Com uma autoconsciência maior, é possível enxergar melhor seus limites. Isso vai lhe ajudar pessoalmente e profissionalmente a lidar com questões que estão fora de seu alcance. 

Quais são os efeitos da meditação nas relações humanas?

A meditação provoca melhoras nos campos da inteligência emocional, das habilidades cognitivas e, principalmente, dos relacionamentos interpessoais. Ela também age nas partes do nosso cérebro relacionadas à empatia, memória e aprendizagem.

Essa prática nos ajuda a termos uma vida mais real, sem as hipocrisias tão comuns nas interações humanas. Quando você ouve mais as pessoas, seu nível de confiança aumenta. Além disso, quando você medita regularmente, automaticamente você passa a ter uma vida mais saudável. Isso porque a meditação melhora sua postura, alimentação, estresse, ansiedade e qualidade do sono.

Seus efeitos não são sentidos na hora em que você medita, mas sim na vida cotidiana. Porém, não é bom que você anuncie por aí que faz meditação. As pessoas que não sabem bem o que é vão cobrar que você seja mais calmo. Quando isso não ocorre exatamente como imaginavam, eles acabam desmerecendo a prática.

Algumas pessoas têm a impressão inicial de que a vida piora com a meditação. Na verdade, a meditação traz à tona aqueles problemas que estavam escondidos. Em compensação, com os problemas expostos assim, é mais fácil lidar com eles.

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