Como treinar seu cérebro para não perder o foco tão facilmente?

Você senta para terminar um projeto importante, mas, de repente, se pega pensando nas contas que irão vencer, na comida do cachorro e até na resposta que você deveria ter dado numa discussão que já passou.

Isso é comum no seu cotidiano? Se a resposta for positiva, fique tranquilo: todos já passaram por isso. Manter o foco durante o expediente acaba sendo um verdadeiro desafio quando não se tem controle sobre os pensamentos.

De acordo com uma pesquisa feira pela Universidade da Califórnia, o cérebro perde o foco diversas vezes ao dia, e faz isso como um mecanismo de defesa. Por exemplo, se alguma atividade desafiadora é encarada pelo cérebro como uma ameaça, ele irá respondê-la através da fuga, e é aí que acontecem as distrações.

Mas, o que fazer para não perder a concentração e ser mais produtivo no dia a dia? Essa pergunta tem solução e alguns hábitos podem ajudar a prolongar sua atenção, basta treinar seu cérebro da maneira correta. Acompanhe algumas dicas neste post!

Faça meditação

Para manter os músculos do corpo é preciso exercitá-los através de atividades de força, certo? O cérebro também precisa ser exercitado e treinado para o que queremos que ele faça.

meditação é uma técnica que vem sendo utilizada para que cada indivíduo se conheça melhor e consiga manter o foco e a atenção durante as atividades por mais tempo. Além disso, a sua prática regular ajuda a afastar o estresse, o que também auxilia na concentração, uma vez que haverá uma redução de fatores desagradáveis.

Desligue-se das redes sociais

É sempre bom conferir o que os amigos estão fazendo e conversar com os familiares. Porém, as redes sociais são as grandes vilãs quando o assunto é concentração no trabalho. Ao se distrair com o bombardeio de informação que as diferentes redes oferecem, o foco se perde e, consequentemente, a produtividade diária diminui.

A dica é sempre usar as redes com consciência. Não há nada de errado em acessá-las entre uma tarefa e outra, mas evite deixá-las abertas no seu computador e desative as notificações do celular durante o expediente, para fugir da tentação de olhar para a telinha a cada comentário ou mensagem que você recebe.

Planeje seu dia

Na noite anterior, escolha 3 tarefas como prioridades para o dia seguinte. Dessa forma, você vai começar o dia já sabendo o que tem que fazer e onde colocar sua atenção. Tendo consciência da ordem de importância das coisas, fica mais difícil se distrair com tarefas secundárias.

Faça uma coisa por vez

Não abra duas planilhas de uma vez, nem divida sua atenção entre dois ou três projetos ao mesmo tempo. Enquanto você muda de uma tarefa para outra, seu cérebro leva um tempo para se adequar àquela atividade, fazendo com que sua concentração diminua, assim como sua produtividade.

Primeiro termine uma tarefa para, então, partir para a próxima. Nesse caso, o planejamento é fundamental.

Para não perder o foco, a dica é sempre manter a calma e não tentar resolver tudo de uma vez. A afobação causa distrações constantes e, ao final, o dia não rende o que poderia. Respire fundo e treine seu cérebro para focar naquilo que está fazendo, naquele determinado momento. Você verá sua evolução ao longo do tempo!

E então, animado para começar a praticar nossas dicas para não perder o foco? Compartilhe este texto em suas redes sociais e ajude também seus amigos nessa missão!

 
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Tipos de meditação: escaneamento corporal e respiração focada

Se as situações estressantes estão deixando a sua mente cada vez mais cansada, desestimulada e desfocada, saiba que existe uma luz no fim do túnel. Aprimorar a capacidade de foco, agindo conscientemente por meio de melhores decisões são apenas alguns benefícios dos diferentes tipos de meditação.

Com resultados comprovados no mundo corporativo, como a melhora na produtividade e redução do nível de estresse, a meditação é uma verdadeira ginástica para o cérebro. 

Neste post vamos explicar o que são o escaneamento corporal e a respiração focada — métodos que podem ser feitos por meio de treinamentos rápidos e eficazes! Venha conosco e descubra alguns dos benefícios que cada um oferece!

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Aprenda como diminuir a ansiedade no ambiente de trabalho

 

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