4 exercícios de meditação para você praticar

A meditação é uma prática bastante benéfica e muito fácil de incorporar na rotina. Ela pode auxiliar você a aumentar a produtividade, colocar os pensamentos em ordem e ter maior tranquilidade no dia a dia.

Que tal começar a meditar? Preparamos uma lista com informações e alguns exercícios de meditação para quem está interessado em experimentar. Acompanhe!

Benefícios da meditação

A meditação pode trazer inúmeros benefícios para seu corpo e sua mente. Em relação a nossas emoções, é possível perceber que a prática constante de meditação diminui o estresse, ansiedadedepressão, falta de foco e sentimentos de medo e solidão. Ela também aumenta o otimismo, a felicidade, nossas capacidades de observação, concentração e relaxamento.

Fisicamente, é possível perceber efeitos como melhora na respiração, redução da pressão sanguínea, suavização de dores, aprimoramento da vitalidade e da capacidade de aprendizagem. Ou seja, vale a pena praticar!

Exercícios de meditação para você praticar

Quer saber quais são as principais técnicas de meditação para quem quer começar a praticar? Confira 4 formas de incorporar a meditação em seu dia a dia:

1. Meditar de olhos abertos

A meditação de olhos abertos busca aumentar nossa percepção acerca do ambiente que nos cerca, bem como nos conectar a ele. Ela exige bastante prática, já que os diversos estímulos do ambiente desafiam a concentração.

Tome alguns segundos para perceber o espaço ao seu redor, aceitar e reconhecer cada objeto, movimento e sensação. O próximo passo é se perguntar como você se sente e como seus instintos reagem a esse ambiente. Aceite seus pensamentos e aproveite esse momento para se conhecer e se conectar com o local.

2. Meditar antes do trabalho

Para trabalhar com mais atenção, foco e tranquilidade, meditar antes do trabalho pode ser uma boa solução. De preferência, pratique em casa, em um local livre de distrações. Sente-se em uma posição confortável, feche os olhos e deixe os pensamentos fluírem. Se estiver ansioso e preocupado em relação ao horário (afinal, você não vai querer se atrasar), coloque um alarme no celular, marcando o tempo que você tem disponível. Assim, pode meditar com tranquilidade.

Provavelmente, seu cérebro será inundado com sentimentos de preocupação, ansiedade, prazos, estresse, obrigações, problemas e outras fontes de tensão. Reconheça e deixe passar cada um desses pensamentos. O objetivo é aprender a lidar com eles com mais serenidade e paz não apenas durante a meditação, mas aplicando essa estratégia também ao longo do dia.

3. Meditar através da técnica do escaneamento corporal

Essa é uma das principais técnicas de meditação. Ela pode ser feita em qualquer posição (sentado, em pé, deitado), desde que seja em um ambiente tranquilo e silencioso.

O objetivo do escaneamento corporal é aumentar a percepção sobre cada parte do corpo, por meio de pensamentos direcionados. Busque focar sua consciência sobre os membros, órgãos, pele, sensações, circulação sanguínea e até mesmo o seu subconsciente, uma parte de cada vez.

4. Meditar com foco na respiração

Na meditação, existem diversas técnicas de respiração, que possuem diferentes objetivos: respirações espaçadas, expiração prolongada, por diferentes narinas, com menores intervalos, entre outras. Independentemente da técnica, o propósito é sempre focar nossa consciência sobre esse ato aparentemente automático.

Algo que fazemos no dia a dia sem perceber, a respiração é uma importante ferramenta de concentração e foco. Não é à toa que a maioria das técnicas traz nossa atenção para este ato vital que alimenta o corpo com oxigênio.

E você? Já pratica algum desses exercícios de meditação? Que tal experimentar incorporá-los em sua rotina? Aproveite também para conferir 7 hábitos para acordar bem e com tranquilidade!

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