Meditação para iniciantes: como incorporar a meditação à sua rotina

Ao optarmos por realizar um determinado exercício, é comum encontrarmos barreiras para tornar essa prática um hábito. No caso da meditação para iniciantes, essa disciplina é ainda mais difícil, pois requer o conhecimento do exercício para obter resultados expressivos.

Para quem não sabe, a meditação tem como principais benefícios a melhoria da saúde física e mental, proporcionando o alívio da ansiedade, do estresse, aumento da concentração e do bem-estar.

Se você ainda é um iniciante, mas quer saber tudo sobre meditação para torná-la parte da sua rotina, não deixe de acompanhar o post de hoje. Temos dicas muito importantes para você. Confira!

Escolha da técnica

Qual é o seu objetivo? Melhorar a criatividade? Aumentar a produtividade? Reduzir o estresse? Buscar um equilíbrio entre corpo e mente? Ter uma meta é fundamental para decidir qual é a técnica mais aconselhável.

O ideal é buscar por um profissional qualificado que possa explicar todas as técnicas e te aconselhar a melhor. Dentre os métodos mais conhecidos, podemos destacar: transcendental, dinâmica, Raja yoga e concentração.

Além de atender o objetivo, a técnica escolhida deve ser a que mais combina com o seu perfil para que a prática seja prazerosa e eficiente.

Encontre o horário ideal

Assim como acontece na maior parte dos exercícios, é essencial encontrar um horário ideal para a prática da meditação. Caso contrário, a correria do dia a dia vai dominar seu tempo e dificultar a disciplina.

Uma boa sugestão é realizar a atividade pela manhã, pois você vai iniciar o dia mais leve, tranquilo e focado. Se sua meta é diminuir o estresse, a escolha pela noite pode ser mais interessante. O importante é estabelecer um horário e garantir que seja cumprido.

Encontre um lugar sem distrações

Agora que você já definiu o objetivo e o melhor horário para praticar, o próximo passo é encontrar um lugar sem distrações. Para quem está iniciando, é primordial eliminar qualquer oportunidade de interrupção, pois a concentração ainda não é a ideal.

Para aumentar as sensações, a dica é colocar um incenso do seu gosto ou uma vela aromática, diminuir as luzes e colocar uma música relaxante.

Concentre-se na respiração

Já aconteceu de você está nervoso e alguém pedir para que você respirasse devagar? Isso ocorre porque o oxigênio é o combustível para o bom funcionamento do cérebro e proporciona um efeito calmante e relaxante para o corpo.

Segundo a fisioterapeuta Camila Montadon, o ideal é realizar uma respiração mais lenta e profunda, com pausas inspiratórias e expiratórias e utilizando a musculatura do diafragma.

técnica da respiração aprendida na meditação pode ser utilizada em vários momentos do seu dia. Pequenos exercícios de 3 a 5 minutos, por exemplo, vão te dar mais energia para trabalhar e tranquilidade para tomar decisões.

Desafie-se e meça os resultados

Já pensou em superar as próprias dificuldades? Com base nos seus objetivos, realize um planejamento de curto prazo para medir sua evolução. Ter um calendário definido para cumprir com a meta ajuda a tornar o exercício um hábito.

Conseguir identificar os benefícios da prática e sentir as melhorias em sua vida, é a motivação que você precisa para deixar as desculpas de lado e incorporar a meditação à sua rotina.

Além de seguir as dicas acima, é essencial que você escolha uma roupa confortável para meditar e que permita a realização dos exercícios. Evite peças muito apertadas, como as calças jeans, e opte por aquelas que possibilitem a livre transpiração.

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