Como desenvolver a comunicação entre os colaboradores na empresa? Descubra aqui!

Você sabe como desenvolver a comunicação na sua empresa? Essa tem sido uma das preocupações mais crescente entre os gestores e líderes. Pois ela é importante para alcançar os resultados organizacionais, uma vez que uma boa comunicação é capaz de gerar mais satisfação, motivação e produtividade.

Sem uma boa comunicação interna, e entre funcionários, a sua empresa pode ter problemas. Neste artigo, você vai ver algumas dicas para melhorar a comunicação da sua empresa e como o mindfulness pode ajudar nesse processo. Continue acompanhando a leitura para descobrir!

Por que a comunicação é importante no ambiente de trabalho?

A comunicação é a base de todos os relacionamentos. No ambiente corporativo, é a principal responsável pelo sucesso ou fracasso das atividades desempenhadas tanto por colaboradores quanto por gestores. De acordo com o Guia PMBOK 6ª edição, da Project Management Institute (PMI), 76% das empresas acreditam que problemas de comunicação são responsáveis pelo fracasso de projetos.

Pois a falta de uma boa comunicação pode prejudicar o relacionamento entre a equipe, como também o desempenho dos profissionais nas suas tarefas diárias. Dentre os problemas que podem ser gerados estão:

  • falta de feedback, que permitiria corrigir falhas e propor melhorias nos processos;

  • excessos de retrabalhos devido à falta de uma comunicação mais clara e objetiva;

  • dificuldade nas relações interpessoais que poderia ser evitada com uma liderança mais bem preparada para conduzir os conflitos;

  • fofocas e boatos que podem surgir pela ausência de canais de comunicação eficientes;

  • informações incompletas por falhas na comunicação, como o uso inadequado da linguagem e incerteza nos dados informados.

Como desenvolver uma boa comunicação na empresa?

O primeiro passo para implementar uma boa comunicação na empresa é engajar as lideranças como comunicadores. Esse tem sido um dos maiores desafios da comunicação interna, como aponta uma pesquisa daSocialBase.

Para tanto, as empresas pesquisadas tem interesse em investir em treinamentos para os gestores se comunicarem melhor. Também é necessário definir o meio de comunicação mais adequado para a sua empresa.

Segundo a mesma pesquisa, uma as iniciativas mais eficazes para se comunicar com os colaboradores são gestor imediato (96%), e-mail (93%), colegas multiplicadores (91%) e intranet (84%).

Para obter o sucesso na comunicação, é importante encorajar a comunicação bidirecional com os colaboradores, como aponta uma pesquisa da GateHouse. Para tanto, gestor, seja um bom ouvinte, valorize a opinião deles e de um feedback para conquistar o seu respeito e atenção.

Outro passo fundamental é a compreensão da informação. Então, tome cuidado com as palavras escolhidas para não gerar percepções e reações negativas. Não se esqueça de que todas as informações devem ser repassadas de maneira clara, segura e objetiva. 

Como o mindfulness pode ajudar nesse processo?

Você sabe o que é mindfulness? Também conhecido como a psicologia da atenção plena, ele consiste em trabalhar a mente para ter mais foco no momento presente. Com o mindfulness, a pessoa é capaz de compreender melhor a si mesmo e as pessoas ao seu redor.

A técnica também ajuda a lidar melhor com as situações de estresse e conflito, a desenvolver a inteligência emocional, a aumentar a capacidade de concentração, incentivar a criatividade, melhorar os relacionamentos interpessoais e aumentar a capacidade de memória.

Como isso pode ser aplicado na comunicação? Ao se comunicar, esteja atento à comunicação verbal e não verbal, pois isso permite perceber como transmitimos algo por meio de palavras ou gestos. Nesse processo, ouça o outro sem interrompê-lo.

Lembre-se de demonstrar interesse no que está sendo dito. Para tanto, mantenha o contato visual enquanto ouve. Após escutar, dê um feedback para compreender melhor o que foi dito e, assim, evitar mal-entendidos.

Ao falar, preste atenção no tom de voz e na linguagem corporal para evitar palavras e expressões agressivas. Observe o que está sendo dito e se está adequado ao assunto da conversa.

Saber comunicar-se é essencial para todos os profissionais. Mas fazer isso da forma correta é um diferencial que pode ser desenvolvido para garantir o sucesso dos relacionamentos e do desempenho das atividades no trabalho.

Agora que você já sabe como desenvolver a comunicação na sua empresa, já está pronto para colocar em prática as nossas dicas, como a prática da atenção plena!

Se você deseja potencializar o processo de comunicação entre a sua equipe, entre em contato conosco para saber mais sobre o mindfulness.

In como desenvolver a comunicação