Quer saber como eliminar a autossabotagem? Veja como você deve agir!

postado por: Daniel Burd on 29/ago/2019 5:00:00

In como eliminar a autossabotagem

Por que temos medo de alcançar nossa autorrealização e sermos plenamente felizes? Por que a negatividade é forte a ponto de afastar completamente nossa autoconfiança

Estas e outras perguntas vêm à mente de pessoas que sofrem com a chamada autossabotagem. É como se houvesse um poderoso crítico interno que põe em dúvida nossas habilidades, enfraquece desejos e nos convence a sermos paranoicos e desconfiados em relação a nós mesmos e quem está ao redor. Uma realidade paralela que nos torna nosso pior inimigo e tem caráter autodestrutivo.

Então, como eliminar a autossabotagem e transformar nossa mente para termos pleno domínio de nossas ações? Descubra nas próximas linhas!

Como se forma a autossabotagem?

Este não é um assunto novo. Em 1916, o pai da Psicanálise Sigmund Freud escreveu o artigo “Os que fracassam ao triunfar”, no qual descreve pessoas que se sentem aliviadas quando alguma coisa muito desejada não dá certo. 

Hoje corroborado por psicólogos no mundo todo, Freud sugeria que a autossabotagem é uma construção que pode começar ainda na infância ao internalizarmos atitudes que nos foram dirigidas pelos pais ou por pessoas-chave em nosso desenvolvimento. Além disso, pode ser resultante de alguma experiência ruim ao longo da adolescência ou na própria fase adulta.

Por exemplo, se nossos pais sempre nos consideraram preguiçosos e incapazes ou agiam com extrema proteção, é possível que nos sintamos inúteis e ineficazes no futuro, impossibilitados de alcançar o sucesso. Ainda, a autossabotagem pode ser consequência de alguma experiência traumática, como bullying na escola ou exposição ruim no trabalho.

Com isso, nos tornamos vítimas de nossa voz crítica interior e acabamos por nos envolver em comportamentos autolimitantes ou autossabotadores que prejudicam nossa vida. 

Porém, é possível saber como eliminar a autossabotagem assim que identificamos esses pensamentos e escolhemos agir contra eles. Claro que não é uma tarefa fácil. Para controlar as coisas em sua vida, há que se desenvolver um trabalho mental diário.

Como eliminar a autossabotagem?

Reconheça hábitos de autossabotagem

O primeiro passo para romper o ciclo de autossabotagem é reconhecer padrões de comportamento e pensamentos autodestrutivos. Entre os mais comuns, estão:

  • pensamentos e falas negativos: seu diálogo interior é constantemente crítico. Além de se autopunir por erros do passado, também reclama de tudo e todos;

  • procrastinação: você vive no limite do prazo de cada tarefa a ser realizada. Deixa para o último minuto coisas importantes e se culpa por não apresentar um trabalho melhor ou sequer concluir algo planejado;

  • perfeccionismo: sua autocrítica é tão forte que você se sente incapaz de agir. Como a perfeição é um padrão impossível, ela impede você de avançar.

Reconheça sua voz interna positiva

Muitas vezes, a autossabotagem está ligada ao medo. Com isso, nossa voz interior replica mensagens de fracasso, falta de merecimento, fraqueza ou indignidade à vitória. Uma vez que você perceba essas mensagens e o momento no qual elas aparecem, é possível começar a construir um comportamento positivo e criar uma voz confiante para ser seu guia.

Mude gradativamente seu comportamento

Você não vai conseguir mudá-lo de uma hora para outra. Afinal, o convívio com essas crenças limitantes é longo. Suas mudanças, então, têm de ser gradativas, porém significativas.

Para tanto, escolha trabalhar uma coisa por vez — pode ser apenas um pensamento ou uma ação. Se você tentar mudar completamente, certamente vai se frustrar. 

Um exemplo simples é refazer sua agenda e estabelecer prioridades. Esse ato corriqueiro pode ser um grande diferencial para que você comece a ficar em dia com seus planejamentos. Como consequência, você começará a atingir suas metas e se sentirá mais autoconfiante.

O treinamento da mente e a gestão das emoções são elementos essenciais para que você aprenda como eliminar a autossabotagem. Por esse motivo, investir em atividades como meditação e programas de mindfulness pode ser uma excelente alternativa para a instauração de padrões de comportamento positivos. 

Para isso, você pode contar com o trabalho dos profissionais da Call Daniel, empresa especializada em promover treinamentos de meditação e mindfulness para gestores e colaboradores, a fim de que consigam produzir melhor e com maior autorrealização.

Gostaria de saber como eliminar a autossabotagem no ambiente corporativo? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

 

 

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