Benefícios do sorriso: você sabia que sorrir combate o estresse?

postado por: Daniel Burd on 13/out/2017 13:15:42

In benefícios do sorriso

Alguns estudiosos apontam o estresse como o mal do século. Faz sentido, já que ele é gatilho para diversos problemas físicos e mentais. No entanto, há um hábito simples que pode ajudar a combater esse problema: sorrir. Isso mesmo, os benefícios do sorriso são muitos e no artigo de hoje vamos conhecer melhor alguns deles. 

Além de combater o estresse, sorrir garante uma série de outras vantagens. E não pense que estamos falando de maneira subjetiva! Ao contrário, há estudos sérios que apontam excelentes razões para não parar de sorrir e garantir mais qualidade de vida no seu dia a dia, no ambiente de trabalho e fora dele. Confira, agora, cinco benefícios do sorriso!

Fortalece o sistema imunológico

Quando sorrimos, nossa saúde agradece. Isso porque o ato de sorrir, quando feito de forma natural, ajuda a relaxar. E esse relaxamento torna o sistema imunológico mais ágil. Por isso, quem sorri mais está protegendo o organismo, que responderá mais rápido a qualquer problema. Além disso, sorrir diminui a pressão arterial, os riscos de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e até dores de cabeça. Ou seja, quem sorri com frequência costuma ser mais saudável!

Alivia tensões

Você sabia que ao sorrirmos movimentamos mais de 15 músculos? E não apenas do rosto, mas do corpo todo! Esse verdadeiro exercício auxilia no alívio de tensões, causando uma sensação de bem-estar. Quando sorrimos também reduzimos os níveis de adrenalina e cortisol no organismo e, com isso, mandamos o estresse embora. 

Aumenta a produtividade

O riso é um grande aliado da produtividade. Afinal, pessoas bem-humoradas, que se divertem e sorriem com vontade no ambiente de trabalho produzem mais e melhor. Segundo dados de especialistas, quando o clima organizacional é descontraído e leve, os funcionários costumam ficar menos doentes e têm menos faltas

Exercita o cérebro

O ato de sorrir é também um exercício mental de positividade, que ajuda nosso organismo a se manter ativo e desempenhando suas funções vitais. Além disso, quando sorrimos, estimulamos o cérebro a liberar serotonina e endorfina — substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade.

Estimula as relações sociais

Um sorriso sincero ajuda a estreitar as relações sociais. É o que aponta um estudo publicado recentemente na Inglaterra, que reforça o fato de que sorrir de forma espontânea é um comportamento que causa empatia e gera otimismo em nós mesmos e em quem nos cerca. Esses bons sentimentos são grandes aliados das pessoas sociáveis e facilitam as relações de amizade e confiança no trabalho e fora dele. 

Como podemos ver, sorrir é um verdadeiro remédio para o corpo e para a mente! No entanto, é importante não confundir bom humor com brincadeiras em excesso, piadas de mau gosto e baderna. Dentro do limite saudável para a convivência, rir pode ser o jeito mais simples de garantir saúde e qualidade de vida. 

Agora que você já conhece os principais benefícios do sorriso, que tal compartilhar essas valiosas informações com os seus contatos nas redes sociais?

Conheça pessoalmente o treinamento para uma vida sem stress:

Garanta sua vaga para o #MIND #MaisFoco #NoStress!

Receba, por email, nossas dicas para mais qualidade de vida com a redução do  stressVocê gostaria de conhecer os diferenciais deste treinamento?

Clientes