Aprenda como diminuir a ansiedade no ambiente de trabalho

postado por: Daniel Burd on 1/set/2016 4:00:00

In Hábitos, Gerenciando tarefas, Menos Estresse, Redução do Stress, Nervoso, Diminuindo a ansiedade, Ganhando foco

 

A rotina profissional nos últimos tempos não tem sido favorável em relação a cobranças. Uma das principais causas da ansiedade no trabalho, segundo pesquisas, além da pressão por melhores resultados, é a falta de reconhecimento nas capacidades profissionais dos funcionários. O que torna difícil para uma pessoa saber como diminuir a ansiedade.

A situação leva a uma bola de neve insustentável: o empregado se sente desmotivado, o rendimento cai, a cobrança aumenta, o funcionário se critica. Mas calma, existem formas simples de diminuir a ansiedade e passar por fases difíceis sem maiores problemas.

 

Identificando as causas

O primeiro passo para controlar o nervosismo é identificar quais são causas do desânimo com o trabalho. Não adianta dizer a si mesmo que é apenas a pressão diária, pois uma justificativa sem análise detalhada pode impedir ações mais adequadas para se acalmar.

Uma forma muito simples de chegar à origem do problema é verificar quais tarefas diárias lhe desagradam. Se fizer esse exercício, aos poucos você notará pontos específicos que geram estresse.

Tire para análise momentos em que não estiver no ambiente de trabalho, pois pode atrapalhar sua produtividade, nem com seus entes queridos, pois pode afetar sua convivência com eles. A pausa para o café, a volta para casa, ou mesmo durante a realização de tarefas pequenas são instantes em que você pode refletir sobre sua ansiedade no trabalho. A partir disso você poderá contornar as situações com calma e direcionar as soluções para o que realmente interessa.

 

Escoando o estresse

Após identificar as causas reais do nervosismo, é hora de se dedicar a atividades que ajudem de fato a manter os nervos aliviados. Isto significa se desligar da empresa após o horário de expediente.

Praticar atividades físicas, mesmo que uma simples caminhada, ajuda a manter a circulação e a se afastar dos problemas por tempo suficiente para diminuir a ansiedade. E se caminhar não for o suficiente, corra. 

Participe das atividades em grupo na empresa em que você trabalha, se houver. A ginástica laboral, por exemplo, é um bom momento para se desligar do escritório e relaxar por alguns minutos, pois você retorna com a cabeça fresca.  

Dedicar-se a hobbies e às pessoas que você ama é essencial para diminuir a ansiedade. Aqui vai um conselho importante: nenhum trabalho, por mais incrível e interessante que seja, deve ocupá-lo a ponto de deixar seus entes queridos em segundo plano. São eles que irão ampará-lo em momentos difíceis.

É importante estabelecer prioridades quanto à própria rotina de trabalho. Este é o real objetivo da análise sugerida acima: mesmo que existam outras dificuldades, elas não devem tirar o seu foco. Do contrário, a tendência é voltar aos maus hábitos e gerar problemas mais graves, como complicações de saúde — saiba mais sobre os hábitos que interferem na produtividade.

 

Aprendendo a dividir tarefas

Ter uma carreira bem-sucedida não é sinônimo de gastar todas as energias com o trabalho. Para tanto, divida suas responsabilidades com outros funcionários que possam manter o comprometimento, para que o peso das tarefas seja mais confortável. Uma empresa eficiente surge da parceria entre uma gestão bem estruturada e trabalho em equipe.

Criando novos hábitos e tomando algumas atitudes diárias, é possível diminuir consideravelmente a ansiedade no ambiente de trabalho. Você tem outras dicas para manter a calma e reduzir o stress? Deixe um comentário e compartilhe suas experiências, e não tenha mais dificuldades em como diminuir a ansiedade!

   
Mind: Programa corporativo para redução do Stress com a prática da Meditação

Conheça pessoalmente o treinamento para uma vida sem stress:

Garanta sua vaga para o #MIND #MaisFoco #NoStress!

Receba, por email, nossas dicas para mais qualidade de vida com a redução do  stressVocê gostaria de conhecer os diferenciais deste treinamento?

Clientes