5 benefícios de respirar corretamente

postado por: Daniel Burd on 6/out/2016 15:27:58

In Saúde, qualidade de vida, bem-estar, respiração

Em muitos momentos de estresse, seja na vida pessoal ou no trabalho, é comum que se ouça o termo “parar para respirar”. Apesar de parecer clichê, a respiração pode, sim, trazer inúmeros benefícios cientificamente comprovados para o corpo e para a mente. A respiração correta ajuda a equilibrar o organismo e pode até interferir na produção de substâncias que fazem toda a diferença no funcionamento do corpo. Os benefícios de respirar corretamente são inúmeros para o corpo e para a mente.

No post de hoje, você vai conferir alguns benefícios que a respiração adequada pode trazer à sua vida e como ela pode te ajudar a enfrentar o dia a dia com mais disposição e saúde. Continue a leitura e acompanhe!

Deixa o cérebro mais ativo

Quando se respira corretamente, o oxigênio entra no organismo de forma completa e ajuda a preservar a região cognitiva. Segundo um estudo da Harvard Medical School, o cérebro funciona, de maneira geral, à base de oxigênio. Desta forma, a respiração correta aumenta a irrigação dos vasos, mantendo o cérebro em seu funcionamento normal.

Reduz o estresse e a ansiedade

O dia a dia corrido e a vida agitada aumentou muito o quadro de estresse, depressão e ansiedade nas pessoas ao redor do mundo todo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi possível diminuir em até 60% o uso de antidepressivos e ansiolíticos em quem praticou exercícios diários de respiração.

Ajuda a diminuir a insônia

A qualidade do sono pode ter uma melhora significativa quando a respiração é praticada de maneira correta. A técnica de respiração do professor Andrew Weil praticada antes de dormir ajudam a deixar as noites mais tranquilas, regenerando as células e tecidos corporais, além de auxiliar você a pegar no sono mais rápido, segundo o próprio criador dos exercícios. Uma noite bem dormida ainda traz mais energia para enfrentar o dia seguinte com bom humor.

Deixa o corpo e pele mais saudáveis

A respiração adequada permite que os tecidos sejam oxigenados, proporcionando à pele um aspecto mais saudável e iluminado. Respirar de forma curta e ofegante, por exemplo, limita a quantidade de oxigênio oferecido à pele, o que pode deixá-la sem brilho, opaca, com dificuldade de cicatrização e maiores sinais de envelhecimento, segundo artigo produzido pela dermatologista Solange Teixeira.

Fortalece a musculatura respiratória

Respirar de maneira constante, evitando as respirações curtas, pode ajudar a fortalecer a musculatura respiratória. Ficando mais resistentes, é possível notar uma melhora no condicionamento físico e redução na falta de ar ao praticar exercícios físicos. Esse benefício se estende ainda ao coração: com a respiração correta, os músculos cardíacos precisam de menos esforço, ficando mais relaxados. Isso ajuda na diminuição da pressão arterial, trazendo maior qualidade de vida e sensação de bem-estar.

Os benefícios de respirar corretamente são inúmeros e podem ser observados tanto na melhora significativa da qualidade de vida, quanto nos aspectos mentais, como a diminuição do estresse e da ansiedade. Os fatores citados são de extrema importância e oferecem uma ajuda simples e eficaz para que você consiga melhorar sua saúde e enfrentar os momentos críticos do trabalho de uma maneira mais tranquila.

E você, já prestou atenção em como está respirando hoje? Faça o teste: faça alguns exercícios de respiração e conte para nós como você se sentiu!

  

Conheça pessoalmente o treinamento para uma vida sem stress:

Garanta sua vaga para o #MIND #MaisFoco #NoStress!

Receba, por email, nossas dicas para mais qualidade de vida com a redução do  stressVocê gostaria de conhecer os diferenciais deste treinamento?

Clientes