Entenda como a meditação muda o cérebro

Meditar é um ato com reflexos positivos no organismo. Além de ajudar a diminuir o estresse, aumenta a consciência e estabelece o foco pleno. Isso gera transformações no cotidiano, na produtividade e até na forma de realizar tarefas. Mas, você sabe como a meditação muda o cérebro?

A prática direcionada e consistente é capaz de gerar alterações que já foram comprovadas pela ciência. Todas ajudam o sistema a trabalhar melhor, o que faz com que o organismo entre em equilíbrio em diversos aspectos.

Para descobrir como essas transformações acontecem, veja como a meditação muda o cérebro e entenda os impactos benéficos. Vamos lá?

In como a meditação muda o cérebro

Treinamentos para empresas: saiba quais são os mais inovadores do mercado

Não é mais novidade que os recursos humanos são o principal ativo de uma organização, a diferença entre sucesso e fracasso. Justamente por esse motivo, as companhias que desejam alcançar um nível de desempenho superior investem em treinamento para empresas. Por meio deles, espera-se que os colaboradores aperfeiçoem suas habilidades, adquiram novas competências e preparem-se para a alta performance.

In treinamentos corporativos

Liderança positiva: descubra como ser esse tipo de líder!

Há quem pense que meditação não combina com o mundo corporativo. Ledo engano! Dependendo de como for executada, a meditação pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento da liderança positiva, uma liderança melhor preparada para criar um ambiente de trabalho saudável, incentivar a evolução das habilidades dos colaboradores e conquistar resultados.

In liderança positiva

Você conhece o líder compassivo? Entenda o que é e como ser um!

Ter um bom líder faz parte do sucesso do empreendimento. Uma análise feita por pesquisadores da Universidade de Negócios e Gestão da Malásia mostrou que bons líderes podem obter efeitos positivos até com planos de negócios considerados fracos. Com a chegada das novas gerações e a evolução comportamental, a forma de agir também mudou. A versão autocrática é menos comum e, agora, surge o líder compassivo.

Com características especiais e elevada inteligência emocional, o líder desse tipo pode obter efeitos diferenciados para o empreendimento. Sua atuação é capaz de transformar o ambiente de trabalho e colaborar para o alcance da estratégia.

A seguir, entenda melhor o que é o líder compassivo e descubra os meios para se tornar um.

In líder compassivo

Aula de meditação: entenda o que é e como ela funciona na prática

Você sabia que proporcionar uma aula de meditação nas empresas pode ser uma experiência muito enriquecedora para os colaboradores? Isso se justifica pelo fato de a prática proporcionar o aprimoramento da capacidade de foco, o que é benéfico para o cumprimento de metas, por exemplo.

Por ser um conceito relativamente novo no meio organizacional, é muito comum que os empresários e gestores de recursos humanos tenham dúvidas sobre a importância da meditação nas empresas. Por isso, esclareceremos uma série de questionamentos comuns sobre o tema nos tópicos a seguir.

In aula de meditação

Entenda como a técnica mindfulness ajuda a reduzir o estresse no trabalho.

Dentro de um escritório onde a rotina é agitada, as conversas são altas e o estresse está sempre rondando o cotidiano, é importante desenvolver estratégias, como utilizar o mindfulness no trabalho, para que isso não prejudique a qualidade de vida dos funcionários e a produtividade.

Mesmo que possa parecer muito diferente da meditação tradicional, a postura da mindfulness ou atenção plena traz benefícios muito parecidos com o daquela prática.

Em termos simples, a atenção plena pode ser traduzida como o hábito de fazer uma coisa de cada vez, com atenção ao seu estado emocional.

Neste artigo, você vai entender como a técnica pode diminuir o estresse no ambiente de trabalho e descobrir como contratar empresas que fazem treinamentos sobre o tema!

In mindfulness no trabalho

Você sabe o que é burnout? Conheça a síndrome do esgotamento profissional

O ritmo de trabalho de muitos profissionais é ditado por um mercado cada vez mais exigente e competitivo. O estresse e a tensão gerados no ambiente corporativo podem colocar em risco a saúde física e mental do trabalhador. A consequência de uma rotina exaustiva e estressante, que provoca o esgotamento do corpo e da mente em níveis máximos, tem nome: síndrome de burnout.

Ela foi descrita pela primeira vez em 1974 pelo médico americano Freudenberger. Também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico grave provocado pelo estresse crônico e pelo desgaste no ambiente de trabalho.

Continue a leitura e saiba mais sobre o que é burnout e como ela vem afetando a população brasileira!

In burnout

Músicas para meditação: qual melhor estilo tocar?

A produtividade de uma empresa, a qualidade das relações entre os colaboradores e a satisfação deles com o trabalho está ligada, entre outros fatores, ao nível de inteligência emocional e ao de estresse de cada equipe. Para melhorar os níveis de humor dos funcionários, empresas têm investido em técnicos de relaxamento, inclusive com auxílio de musicas para meditação.

Apesar de antiga nas religiões orientais, apenas nos últimos anos os neurologistas têm conseguido comprovar os benefícios da meditação para o controle das emoções, aumento da criatividade e no aumento da clareza de pensamento.

No livro "A Ciência da Meditação" (Objetiva, 2017), os autores Daniel Goleman e Richard Davidson traçam um panorama das pesquisas científicas que têm comprovado os benefícios da meditação.

Neste artigo, você vai entender por que é possível aliar a musica à meditação e quais são os melhores estilos para tocar.

In musicas para meditação

Mindfulness (Atenção Plena) na Saúde e Educação

A Ideia proposta por MARCELO DEMARZO - SP aguarda o seu apoio. Ao receber 20.000 apoios, ela se tornará uma Sugestão Legislativa e será debatida pelos Senadores. Basta clicar em APOIAR, realizar seu cadastro/login no portal eCidadania e pronto!

In mindfulness, Saúde, Educação